Como configurar DVR Hikvision (básico para iniciantes) - Aprenda CTFV.com
4

Como configurar DVR Hikvision (básico para iniciantes)

Neste artigo, eu falo sobre como configurar um DVR Hikvision para que você possa ter seu sistema de vigilância instalado e funcionando rapidamente.

Parte frontal de um DVR Hikvision

Configurar um DVR Hikvision para gravação e monitoração geralmente é uma tarefa rápida que não leva mais de 10 minutos, supondo que você já tenha suas câmeras instaladas e conectadas ao DVR. Vamos ver a configuração.

==> Eu estou supondo que você já sabe o que é um DVRs, mas apenas no caso de necessite aprender mais leia o artigo: O que é DVR ?

Instalação do disco rígido do DVR

Antes de configurar o DVR para iniciar a gravação de suas câmeras, é necessário ter uma unidade de disco rígido (HDD) instalada. Veja a foto a seguir.

DVR Hikvision com HD interno

Você só precisa abrir o gravador para instalar fisicamente o HDD e conectar os cabos de energia e dados. É um processo fácil que não requer habilidades técnicas.

==> Para garantir que sua capacidade de armazenamento em HDD seja suficiente, recomendo que você leia o artigo: Armazenamento para CFTV para entender melhor quais são os fatores que devem ser considerados e também recomendo ler o artigo: Transmissão e armazenamento em CFTV.

IMPORTANTE: Você deve usar um Disco rígido de vigilância projetado para funcionar com gravadores. Eu recomendo discos de Seagate and Western Digital.

As conexões do DVR da Hikvision

OK, você deve ter todas as suas câmeras analógicas instaladas e conectadas ao DVR como mostrado na próxima imagem, apenas certifique-se de estar usando bons cabos coaxiais e conectores e conectar o DVR a um monitor através da saída HDMI ou VGA.

DVR Hikvision conexões da parte traseira

Esse é o mínimo para ter seu Hikvision DVR instalado e funcionando localmente. Como você pode ver na imagem, um cabo HDMI está sendo usado, mas você também pode usar um monitor VGA, embora não seja mais recomendado.

Hikvision DVR setup

Depois de instalar o HD e conectar os cabos, é hora de configurar o seu DVR Hikvision. Toda a configuração é feita usando um mouse que pode controlar um menu na tela do monitor. Certifique-se de ter um mouse USB conectado.

Hikvision DVR

Verifique o HD do DVR

A primeira coisa que você precisa fazer é certificar-se de que o HD esteja corretamente instalado. Basta clicar na tela com o botão direito do mouse e escolher a opção "Menu".

DVR da Hikvision Menu Principal

Clique no botão Gestão de disco para abrir a configuração do HD.

DVR da Hikvision Menu Gestão de disco

O HDD deve aparecer no menu. Você precisa formatá-lo para ter certeza de que está pronto para a gravação. Selecione a caixa de seleção e clique em "Init".

Uma mensagem é exibida na tela para informar que todos os dados serão apagados do HD. Você só precisa clicar em "OK" para prosseguir.

DVR da Hikvision Menu Inicializar discos

O DVR formata o HD e tudo está pronto para gravação.

Configure data e hora

Seu Hikvision DVR está pronto para gravação, mas você não quer ter a data e a hora erradas em seus vídeos, certo? Então você deve configurar a data e hora.

Este é um processo simples, basta abrir o menu de configuração...

DVR da Hikvision- Menu Configuração

Selecione o formato de data correto e ajuste a data e a hora.

DVR da Hikvision Menu Data e hora

Agora o seu DVR Hikvision pode gravar todas as câmeras com a data e hora corretas para que você possa procurar as imagens quando algo acontecer;)

Configure as câmeras

É importante configurar as câmeras para garantir que estejam conectadas ao canal correto e também para ter a melhor qualidade possível.

DVR  Hikvision permite que você configure:

- A tecnologia que está usando, como HD-TVI, HT-CVI, AHD, CVBS ou IP;

- As informações que estão sendo exibidas na tela (OSD);

- Brilho, Saturação, Contraste, Matiz, Nitidez e Redução de rúido.

- Controle de PTZ e detecção de movimento.

Há mais opções disponíveis, mas elas não são o foco deste artigo, devido ao fato de que eu quero cobrir apenas as coisas essenciais que você tem que configurar para ter seu DVR Hikvsion para gravação de imagens.

==> Para saber mais sobre os diferentes tipos de tecnologia de câmeras, leia o artigo: Diferenças entre câmeras HDTVI, HDCVI e AHD.

Bem, vamos dar uma olhada na configuração, abra o menu da câmera.

DVR da Hikvision Menu Câmera

Selecione o tipo de tecnologia que suas câmeras estão usando, conforme descrito acima, as opções são TVI, AHD, CVBS ou câmeras IP (para este modelo de DVR).

DVR da Hikvision Tipo de câmera

Se você estiver usando câmeras Hikvision, a tecnologia padrão é HD-TVI, para câmeras Samsung, a tecnologia padrão é AHD, outras câmeras de baixa resolução são CVBS, Intelbras usa HD-CVI e Giga usa AHD.

Certifique-se de qual tecnologia sua câmera usa e marque as caixas.

O próximo passo é configurar o OSD (On Screen Display), que mostra algumas informações, como data/hora e nome da câmera na tela.

DVR da Hikvision Menu OSD

A configuração é muito simples, basta selecionar as câmeras e verificar as informações que você deseja exibir na tela e alterar o nome da câmera.

No menu "Imagem" você pode ajustar a câmera Brilho, Saturação, Contraste, Matiz, Nitidez e Redução de ruído para obter uma melhor qualidade de imagem,

DVR da Hikvision Menu Imagem

Se você estiver usando câmeras PTZ (Pan Tilt Zoom), basta abrir o menu para definir os parâmetros necessários. Caso contrário, apenas ignore este menu.

DVR da Hikvision Menu PTZ

E finalmente, abra o menu "Movimento" para configurar a detecção de movimento da câmera.

Os DVRs da Hikvision podem analisar a imagem que vem da câmera para verificar se há movimentos no cenário. Você pode ajustar a área em que deseja que o movimento seja detectado, como ajustar outros parâmetros, como sensibilidade.

DVR da Hikvision Menu Movimento

Estas são as coisas fundamentais que você precisa configurar, você pode verificar os outros, se quiser, mas agora vamos passar para a próxima etapa... a gravação.

Configuração de gravação do DVR Hikvision

A configuração de gravação do DVR da Hikvision é muito simples, basta selecionar as câmeras e escolher como deseja gravá-las.

DVR da-Hikvision Menu Configuração de gravação

Clique no botão de gravação para abrir a tela de configuração da gravação.

Você pode selecionar a gravação contínua ou de movimento entre outras opções, selecione movimento para que o vídeo da câmera seja gravado, somente quando há movimentos na frente da câmera, isso pode economizar espaço no disco rígido.

DVR da Hikvision Menu Conf Gravação

Lembre-se de configurar o movimento da câmera como você viu na etapa anterior, caso contrário, a câmera não será gravada. Você pode ver quando a câmera está sendo gravada pelo ícone que é exibido na tela.

DVR Hikvision gravação ativa para esse canal

Reprodução de gravação no DVR da Hikvision

Se a configuração do seu DVR Hikvision estiver correta, você poderá reproduzir os vídeos gravados. Basta clicar com o botão direito na tela e escolher "Reproduzir".

DVR da Hikvision Menu flutuante reproduzir

No menu de reprodução, você pode escolher a câmera, a data e a hora que deseja reproduzir. Você pode ver as cores indicando a gravação contínua ou de evento.

Gravação contínua e evento

Saiba mais sobre o DVR Hikvision 

OK, essa é a base para uma configuração do DVR Hikvision. Esta informação é suficiente para configurar um sistema e deixá-lo funcionando, mas é essencial entender mais sobre a configuração avançada e remota para acessar o DVR através da Internet.

Eu recomendo que você leia os seguintes artigos:

Para aprender ainda mais...

Se você é um instalador profissional de CFTV ou quer se tornar um, eu recomendo fortemente que você dê uma olhada na coleção Guia Definitivo do CFTV, e aos cursos em vídeo clique nos links abaixo para saber mais ...

Compartilhe esse artigo com os amigos...

Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo, me profissionalizei em redes de computadores (CISCO) e CFTV. Trabalhei para grandes empresas (como a Samsung) como engenheiro e treinador profissional ministrando treinamento em diferentes países e idiomas. Atualmente moro com minha família nos Estados Unidos e tenho minha própria empresa na áera de tecnologia.

Deixe um comentário 4 comentários
romero candido cruz - 30 de janeiro de 2019

Olá Claudemir prazer em fazer contato com você , parabéns pelo profissionalismo . Gostei muito de seu desempenho profissional . Vou seguir o passo a passo para aprender . Pois nossos técnicos são treinados pelo distribuidor da Hikvision.
Desde já agradeço pelas informações . Sucesso em seus negócios.
Att. Romero Cruz – Semel Sistemas de Segurança Ltda – 34.98868.0997

Responder
    Claudemir Martins - 30 de janeiro de 2019

    Olá Romero,

    Fico feliz por ajudar.
    Obrigado pela visita ao blog.

    Claudemir

    Responder
Marco Antonio - 31 de janeiro de 2019

Ola Claudemir

Muito obrigado por todas essas dicas e por essa facilidade de nos passar o conhecimento. Mesmo tendo um certo conhecimento nem sempre sabemos de tudo e aprendemos conforme vamos nos aprimorando.
Pedi de presente o seu Livro Volume 1 e Volumo 2 que são muito explicativos

Pois facilidade no dia a dia.

Gratidão
Marco Antonio
Thothinformatica Segurança Eletronica e Serviços

Responder
    Claudemir Martins - 31 de janeiro de 2019

    Oi Marco Antonio,

    Obrigado pela visita ao blog.
    Sim, é importante aprender os mínimos detalhes para ser um bom profissional

    Abraço
    Claudemir

    Responder

Deixe uma resposta

Baixe o guia do CFTV: O melhor material do mercado

angle-double-right
angle-double-left






close

Baixe o Guia Definitivo do CFTV


IMPRESSIONE SEUS CLIENTES 

COM SUA NOVAS HABILIDADES

  • check-square-o
    Linguagem clara bem simples de entender.
  • check-square-o
    Para pessoas com ou sem experiência.
  • check-square-o
    Aumente sua renda com serviços extras.