Como instalar câmera IP no DVR Hikvision (protocolo ONVIF) - Aprenda CTFV.com

Como instalar câmera IP no DVR Hikvision (protocolo ONVIF)

Um DVR Hikvision pode gravar e gerenciar câmeras analógicas, no entanto, alguns desses dispositivos têm uma tecnologia híbrida e podem trabalhar com câmeras analógicas e IPs.

DVR Hikvision com câmera IP

Dependendo do modelo que você tem, pode ser possível misturar diferentes tipos de câmeras. Neste artigo, explico como adicionar uma câmera IP ONVIF a um DVR Hikvision. A configuração é mais fácil do que você imagina.

Você pode misturar diferentes marcas de equipamentos de CFTV no seu projeto, como DVR e câmeras da Hikvision, TecVoz, Dahua ou Intelbrás por exemplo.

O DVR Híbrido da Hikvision 

Um DVR híbrido Hikvision suporta câmeras analógicas com diferentes tecnologias, como HD-TVI, AHD e CVBS e também as câmeras IP compatíveis com o padrão ONVIF (um protocolo universal para sistemas de vigilância).

Se você tem um modelo como o Hikvision DS-7208HGHI já pode colocar sua câmera IP para funcionar, desde que seja compatível com o ONVIF.

Hikvision Hybrid DVR

==> Se você não sabe quais são essas tecnologias que mencionei, leia os outros artigos disponíveis neste blog. Veja a lista abaixo:

Ao comprar um DVR, eu sugiro que você sempre procure um modelo híbrido, pois isso permite que você escolha diferentes tipos de câmeras e misture todas no mesmo sistema de vigilância. Os DVRs híbridos também são conhecidos como HVRs como o modelo da Intelbras MHDX-1004 por exemplo.

Diagrama de conexão do DVR

Para os testes, estou usando uma câmera IP da Intelbrás modelo VIP 1120B e o DVR de 4 canais DS-7204HGHI da Hikvision.

Antes de iniciar a configuração do DVR, é importante entender como tudo está conectado e endereçado. Dê uma olhada no diagrama a seguir.

Diagrama câmera IP no DVR Hikvision

O diagrama mostra um laptop com o endereço IP 192.168.2.10, uma câmera IP que possui o IP 192.168.2.107 e o DVR Hikvision com seu IP 192.168.2.140.

Como você pode ver no diagrama, o DVR tem câmeras analógicas conectadas diretamente às suas portas, mas a câmera IP está conectada ao roteador e pode ser adicionada ao DVR através da rede local, desde que tudo esteja configurado corretamente. Também é possível utilizar um switch no lugar no roteador.

É importante deixar claro que não é obrigatório ter Internet conectada ao sistema, essa configuração pode ser feita 100% na sua rede local interna. O uso de Internet é opcional, caso queira acessar o sistema remotamente.

Como adicionar a câmera IP ao DVR

O processo de instalação é muito simples, para conectar a câmera IP ao DVR. É necessário ter os dispositivos usando a mesma faixa de rede IP, o que significa que eles são parte da mesma rede, como mostrado no diagrama anterior.

Configurar o endereço IP da câmera

Use as ferramentas de localização da câmera na rede ou realize o acesso via web browser para configurá-la. O importante é ter o endereço IP configurado de acordo com o projeto da sua rede, assim como a porta ONVIF que é utilizada.

Veja abaixo o menu da câmera Intelbras VIP1120B. O endereço IP foi configurado de modo estático e a caixa DHCP não está marcada.

Menu de rede da Intelbras VIP1120B

Note também que a porta ONVIF padrão utilizada pela câmera da Intelbras nesse caso é a 8899. É fundamental ter essa informação para a configuração.

Porta ONVIF da câmera Intelbras

Configurar o endereço IP do DVR

Obviamente, o range de IP da sua rede provavelmente é diferente do meu, mas a idéia é a mesma, como você pode ver, meu range de rede é 192.168.2.x onde o X é um número entre 1 e 254. Apenas use seus IPs seguindo o mesmo princípio.

Supondo que sua câmera já tenha o endereço IP correto, vamos iniciar a configuração do DVR. Clique com o botão direito do mouse na tela e selecione a opção "Menu"

Menu do DVR Hikvision

Clique no ícone "Configuração"

DVR Hikvision Menu Principal configuração

Verifique se a data e a hora estão corretas e, em seguida, clique no botão "Rede" para abrir a próxima tela de configuração.

DVR Hikvision Menu de rede

Verifique se o IP está correto de acordo com o seu intervalo de rede.

A imagem abaixo mostra meu DVR Hikvision com o IP 192.168.2.140 e com a máscara de sub-rede 255.255.255.0. O gateway é 192.168.2.1 e representa o endereço do roteador (caso o DVR esteja visível na Internet).

DVR Hikvision Menu Rede IP

Com essa configuração, o DVR e a câmera poderão se comunicar via rede através desses endereçamentos. O próximo passo é adicionar a câmera ao DVR.

Adicionar a câmera IP ao DVR

Agora é hora de adicionar a câmera IP ao DVR através da configuração.

Abra o menu de câmera como mostrado na imagem abaixo.

DVR Hikvision Menu Principal câmera

Na próxima tela, basta adicionar as informações da sua câmera IP, conforme mostrado na imagem abaixo:

DVR Hikvision Menu Editar câmera IP

Como você pode ver na foto acima, incluí as seguintes informações:

Endereço IP da câmera: 192.168.2.107

Protocolo: ONVIF

Porta de gerenciamento: 8899

Protocolo de transferência: Auto

Usuário: admin

Senha: <a senha da câmera>

Nota:  Verifique sua câmera IP para descobrir se ela é compatível com o protocolo ONVIF e qual porta está usando. Você pode usar um software gratuito para executar os testes. Leia o artigo: ONVIF Device Manager.

Digite todas as informações e clique no botão "Adicionar"

Sua câmera IP ONVIF é agora adicionada ao DVR Hikvision e você pode verificar o status, olhando para o ícone, veja a imagem abaixo (clique para ampliar).

DVR Hikvision Menu Status da câmera OK

(click to enlarge)

Observe a mensagem "Senha de risco" no status de segurança, o que significa que estou usando uma senha fraca. É recomendado alterar a senha da câmera e usar uma senha forte. Você também pode ver o IP e o nome da câmera e o protocolo utilizado (ONVIF).

Clique  no botão "Voltar" para ver a câmera IP na tela principal do DVR.

Hikvision DVR Main Screen

Nota: Durante os testes, a câmera estava demorando para aparecer na tela, isso se deve ao DVR e à comunicação da câmera via protocolo ONVIF. É recomendado atualizar os dois dispositivos para o último firmware para reduzir essa latência.

Configuração de Gravação da Câmera IP

O último passo é configurar a gravação da câmera IP.

Na tela Agenda, selecione sua câmera IP.

DVR Hikvision Gravação câmera IP

Selecione a maneira como você deseja gravar a o vídeo. As opções são Contínuo, Evento, Movimento, Alarme. Movimento ou Alarme (M | A) e Movimento + Alarme (M & A).

DVR Hikvision Configuração de gravação

As opções mais usadas são contínua, em que o DVR grava as imagens da câmera o tempo todo e movimento, o que significa que a gravação ocorre somente quando um movimento é detectado (o que economiza algum espaço extra de armazenamento no disco rigido).

Tome cuidado ao escolher o tipo de gravação por movimento, pois é necessário ativar esse recurso no menu Gerenciamento da câmera > Movimento, conforme mostrado na imagem abaixo.

DVR Hikvision Detecção de movimento

Depois de ativar a detecção de movimento, certifique-se de que o DVR esteja gravando quando houver algum movimento na frente da câmera. Você pode verificar isso reproduzindo o vídeo. Além disso, verifique se o HD está instalado corretamente e se tem espaço para gravação do tempo que necessita.

Otimização de Armazenamento de DVR

Também é importante entender um pouco sobre o armazenamento, para que você possa estimar por quanto tempo o seu DVR Hikvision pode manter as imagens gravadas no HD.

O DVR comprime as imagens usando CODECs (Algoritmos de compressão) e o uso de disco rígido pode variar dependendo de qual desses CODECS está sendo usado. Se você quiser otimizar o tempo de gravação do DVR, leia os artigos.

Conclusão

Conectar câmera IP ao DVR Hikvision não é complicado, desde que você verifique cada etapa antes de continuar. É necessário prestar atenção aos detalhes e certificar-se de que sua câmera é compatível e está usando o IP e a porta corretos.

Neste artigo, usei uma câmera IP Intelbras VIP 1120B que é um OEM da Dahua e funcionou bem rápido e fácil sem nenhum problema. Então se você possui uma câmera que é baseada no hardware da Dahua, provavelmente integra fácil.

Câmeras de outros fabricantes também podem ser utilizadas desde que tenham o protocolo ONVIF, certifique-se sempre que tenha o protocolo mais atual.

Eu recomendo que teste sua câmera IP primeiro com o Software ONVIF Device Manager antes de tentar adicioná-la ao DVR, caso contrário, você pode gastar muito tempo tentando configurar algo que nem é compatível.

Leia o artigo: ONVIF Device Manager.

Para quem quer aprender mais...

Se você é um instalador profissional de CFTV ou quer se tornar um, eu recomendo que você dê uma olhada na coleção Guia Definitivo do CFTV, e aos cursos em vídeo. Clique nos links abaixo para saber mais ...

Compartilhe esse artigo com os amigos...

  • 23 de janeiro de 2019
  • Redes
Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo, me profissionalizei em redes de computadores (CISCO) e CFTV. Trabalhei para grandes empresas (como a Samsung) como engenheiro e treinador profissional ministrando treinamento em diferentes países e idiomas. Atualmente moro com minha família nos Estados Unidos e tenho minha própria empresa na áera de tecnologia.

Deixe um comentário 0 comentários

Deixe uma resposta