Como escolher a melhor câmera de segurança - Aprenda CTFV.com

Como escolher a melhor câmera de segurança

Ficar de olho em sua casa por dentro e por fora é mais fácil e sem complicações, especialmente se você sabe como escolher a melhor câmera de segurança doméstica para instalar nos locais mais importantes da sua casa.

Instalador de câmera de segurança

A tecnologia moderna nos deu os meios para tornar isso possível. Por causa das câmeras de segurança conectadas, você poderá monitorar sua propriedade e seus filhos e animais de estimação enquanto estiver fora.

A câmera de segurança envia alertas, videoclipes e até vídeos ao vivo enquanto você estiver ausente. Possibilitando o monitoramento remoto através de seus smartphones. É algo fácil desde que use a melhor câmera de segurança.

Câmera de segurança envia alerta para celular

As câmeras de segurança domésticas permitem que você as configure por si próprio. É uma coisa do tipo faça você mesmo. Isso significa que não há mais taxas adicionais para instalação e monitoramento porque você faz o monitoramento 24/7 a partir do seu próprio celular.

==> Para saber mais sobre como instalar a câmera de segurança, leia o artigo: Como instalar câmera de segurança residencial

No entanto, você ainda tem a opção de obter os serviços de profissionais, caso se sinta mais seguro dessa maneira e queira que ele escolha a melhor câmera de segurança para o seu caso específico, a decisão está em suas mãos.

Por causa da tecnologia, as câmeras de segurança sem fio estão se tornando mais acessíveis, tornando-as acessíveis a quase todos.

Existem dispositivos como campainhas com uma câmera de segurança para a sua porta da frente. Em outras palavras, é uma espécie de campainha de vídeo.

Você poderá ver quem está na sua porta quando ele tocar a campainha.

Se você tiver este tipo de campainha, não será necessário obter uma câmera de segurança sem fio para sua porta da frente.

Além disso, as campainhas de vídeo ficam ligadas o tempo todo, pois são conectadas na rede elétrica, como qualquer outra campainha tradicional.

Escolha a marca correta da câmera de segurança

No entanto, você precisa ter cuidado e meticulosidade ao escolher uma câmera de segurança doméstica sem fio. Existem marcas que não oferecem os recursos que afirmam ter. Portanto, é melhor optar por marcas respeitáveis.

Melhores marcas de CFTV

Embora possam ser um pouco caras que outras marcas, você ainda economizará mais a longo prazo, pois são mais duráveis e confiáveis do que as marcas mais baratas e desconhecidas.

Então pense bem antes de escolher a melhor câmera de segurança para a sua casa, procure uma marca confiável sempre para não ficar na mão depois.

A única coisa é ter cuidado e escolher uma marca confiável com recursos que atendam às suas necessidades e atendam às suas especificações.

Com muitos modelos e câmeras de segurança doméstica sem fio disponíveis no mercado, pode ser um pouco confuso pensar no que obter para sua segurança doméstica, mas esse artigo ira te ajudar a escolher a melhor câmera de CFTV.

==> Há outro artigo sobre o melhor sistema de CFTV com câmera e gravadores, veja aqui: Como escolher o melhor sistema de segurança residencial

Teste de câmeras de segurança doméstica

Uma metodologia abrangente de testes é importante para câmeras de segurança, televisões e outros dispositivos. Esses testes são feitos pelos fabricantes.

O processo de teste está focado na qualidade das câmeras de segurança, na capacidade de enviar notificações e alertas e em todos os outros recursos e funções importantes para um bom desempenho do produto.

Esses fatores são importantes para ajudar os usuários em potencial a escolher a melhor câmera de segurança para satisfazer suas necessidades. Portanto, tornando sua experiência com o produto positiva.

Vamos falar de alguns fatores que são importantes na escolha da melhor câmera de segurança para residências e pequenos negócios.

Qualidade de vídeo para câmeras de segurança

Testes de qualidade de vídeo são realizados com a ajuda de uma "sala de faz de conta". Um ambiente construído para essa finalidade de testes.

Mas ele vem completo com móveis, manequins para representar pessoas e outras coisas para fazer com que pareça uma sala real.

Aqui, a qualidade de vídeo das câmeras de segurança é testada, usando pouca luz e luz suficiente ou em excesso. Em outras palavras, a qualidade do vídeo é testada durante a noite (escuro) e o dia (claro).

A capacidade de visão noturna da câmera de segurança também é testada aqui.

Os engenheiros se concentram nos pontos fracos dos produtos para testar suas limitações. Entre os outros recursos testados além da qualidade do vídeo estão o software, a lente e os sensores para detecção de movimento.

Iluminação para câmeras de segurança

Efeitos diferentes são adicionados à sala de testes para representar cenários da vida real, tornando o ambiente de teste o mais realista possível.

Isso determinará se as câmeras de segurança podem detectar e identificar invasores, independentemente da iluminação e das condições meteorológicas ou climáticas. Os resultados dos testes são entregues em pontuações individuais de qualidade de vídeo para cada produto testado.

Funcionalidades inteligentes

Recursos inteligentes também são avaliados cuidadosamente.

Todos os aspectos ou recursos inteligentes do produto são testados, para verificar seus recursos e outros recursos, como controle de voz, reconhecimento facial, alertas via smartphones, áudio bidirecional e muito mais.

Esses recursos são focados na pontuação de inteligencia para dispositivos domésticos inteligentes. Isso permitirá que você o compare com outros dispositivos, ajudando assim na sua tomada de decisão.

Segurança

O recurso de privacidade de dados da câmera de segurança sem fio também é testado porque pode ser usado em ambientes fechados. A documentação pública do produto que está sendo testado é verificada. Especialmente suas políticas de privacidade.

Hacker tentando invadir câmeras de segurança

Isso mostra como os fabricantes lidam com seus dados. Incluído no teste estão o tráfego da interface do usuário e da rede, sua compatibilidade com aplicativos de smartphones para garantir que ele seja criptografado. Além disso, ele não compartilha seus dados e está em conformidade com as políticas do fabricante.

Os resultados desses testes individuais são então calculados e apresentados nas Pontuações gerais. Esse é o resultado final consultado pela maioria dos possíveis compradores para ver qual produto apresenta melhor desempenho.

Tipos de câmeras de segurança

Ao escolher uma câmera de segurança moderna, prefira uma dessas:

  • Câmera IP com PoE
  • Câmeras IP sem fio

Câmeras IPs com PoE

Você pode instalar câmeras de segurança com cabos de redes tradicionais mas que podem ser alimentadas com a tecnologia PoE que permite o envio de energia pelo cabo sem a necessidade de uma tomada extra.

Essa tecnologia é prática, porém além da câmera IP, você também deve ter um dispositivo como um switch ou injetor PoE que manda essa alimentação para a câmera através do cabo de rede. Veja mais detalhes na ilustração abaixo.

Câmera PoE conectada ao Switch

Note que a câmera recebe alimentação via cabo de rede que sai do switch, e um laptop pode conectar ao switch para ver as imagens das câmera.

Não se preocupe se você não sabe bem o que é um switch, pois é apenas um dispositivo onde você pode conectar os computadores, câmeras IPs e qualquer outro equipamento de rede, ele faz o chaveamento entre eles.

Veja abaixo um exemplo desse tipo de câmera IP com alimentação via PoE.

Câmera Intelbras PoE

Depois você pode conectar o seu roteador a esse sistema para ter acesso via Internet. Para saber mais veja o Curso de Configuração de Acesso Remoto.

==> Para ver detalhes sobre como funciona a alimentação de câmeras via PoE leia o artigo: Alimentação PoE em CFTV

Vejamos agora algumas das vantagens e desvantagens de utilizar câmera com alimentação via cabo de rede com a tecnologia PoE.

Vantagens

  • Alimentação é fornecida pelo cabo de rede
  • Não precisa de fonte ou ponto de tomada
  • Sistema cabeado é muito estável e rápido

Desvantagem

  • É necessário comprar um switch ou Injetor PoE

Câmeras de segurança sem fio

Câmeras de segurança sem fio (wireless) são muito interessantes, porém é preciso saber que alguns modelos não são 100% sem fio, pois ainda precisam ter o cabo de alimentação da fonte conectado à câmera.

Outros modelos mais modernos, no entanto podem usar baterias e transmitir os dados via Wi-Fi, o que as torna 100% sem fio, como o modelo da foto abaixo:

Esse é um exemplo da câmera Arlo, que pode usar baterias recarregáveis e fazer a transmissão do vídeo via Wi-Fi até o seu roteador. Um produto interessante.

Esse modelo não é facilmente encontrado no Brasil, então a maioria das pessoas optam por usar uma câmera que é chamada sem fio para a transmissão de vídeos via Wi-Fi, porém ainda precisar ser conectadas à tomada.

Um exemplo desse tipo de câmera é a Intelbras IC3 mostrada na imagem abaixo, ele é pequena, fácil de instalar e configurar, porém ainda precisa de tomada.

Câmera IC3 Intelbras

Então quando dizemos que a câmera é sem fio, estamos falando sobre a parte de transmissão de vídeo somente, pois a energia ainda é conectada via cabo.

Câmera IC3 Intelbras na tomada

Vejamos uma lista das vantagens e desvantagens desse tipo de câmera.

Vantagens

  • Instalação fácil e rápida
  • Não precisa de switch ou injetor PoE
  • Pequena e discreta

Desvantagens

  • Ainda precisa de fonte de alimentação
  • Pode ter problemas de transmissão

Escolhendo sua câmera de segurança

Existem vários tipos de câmeras no mercado, nesse artigo eu relacionei apenas dois tipos baseados na tecnologia com cabos e sem cabos, porém há outros detalhes como o formato da câmera que pode te interessar também.

Quer aprender mais ?

Se você é um instalador profissional de CFTV ou quer se tornar um, eu recomendo fortemente que você dê uma olhada na coleção Guia Definitivo do CFTV, e aos cursos em vídeo clique nos links abaixo para saber mais ...

Compartilhe esse artigo com os amigos...

Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo, me profissionalizei em redes de computadores (CISCO) e CFTV. Trabalhei para grandes empresas (como a Samsung) como engenheiro e treinador profissional ministrando treinamento em diferentes países e idiomas. Atualmente moro com minha família nos Estados Unidos e tenho minha própria empresa na áera de tecnologia.

Deixe um comentário 0 comentários

Deixe uma resposta