Como instalar câmera de segurança residencial - Aprenda CTFV.com

Como instalar câmera de segurança residencial

Aprender como instalar câmera de segurança não é tão difícil. Você só precisa montar as câmeras, executar alguns cabos e configurar o gravador de vídeo. Vamos ver como fazer isso nesse artigo. 

Instalador de câmera de segurança

Neste artigo, eu explico os fundamentos de uma instalação de sistema de câmera de segurança doméstica por conta própria, então compre seu kit e pegue suas ferramentas para começar a trabalhar 🙂

A instalação é baseada em câmeras IP PoE com fio e um gravador de rede chamado NVR (Network Video Recorder), o que significa que é necessário levar cabos UTP (cabos de rede) das câmeras para o gravador, mas não é necessário usar uma fonte de alimentação para cada câmera.

==> Para sua referência, você pode comprar um kit de câmera de segurança da Intelbras ou Tecvoz, clique aqui para ver um exemplo na loja da Submarino.

==> Antes de ir às compras, eu recomendo que você leia o artigo: Como escolher o melhor sistema de segurança residencial ter uma idéia melhor dos diferentes tipos de sistema e escolher aquele que funciona para você.

Como instalar um sistema de câmeras de segurança (sem contratar um instalador)

Existem alguns passos que você deve seguir para ter uma boa instalação do sistema de câmera de segurança, por favor, preste atenção aos detalhes.

Vamos começar com um exemplo de instalação de sistema de câmera de segurança com fio, popularmente conhecido como wireless ou Wi-Fi.

Escolha o melhor local para a instalação da câmera de segurança

Antes de instalar as câmeras é necessário escolher cuidadosamente os melhores pontos que podem lhe dar uma visão clara do que você deseja monitorar.

Altura de instalação

As câmeras devem ser instaladas bem alto para que não possam ser alcançadas, você não quer que as pessoas tentem quebrá-la ou mudá-la de posição.

Altura de instalação da câmera de segurança

A altura ideal para a instalação da câmera de segurança é cerca de 3 m ou mais, o que permite monitorar a área sem comprometer a segurança física da câmera.

Ângulo de visão da câmera

Escolha a melhor posição para evitar pontos cegos, verifique o ângulo de visão de sua câmera e monte-a no canto da parede ou em outros locais específicos para obter o melhor ângulo que cubra toda a área.

ângulo de visualização da câmera de segurança

Passe os cabos para a instalação da câmera

Neste artigo, explico como instalar câmeras de segurança com cabos, então você precisa passá-los das câmeras para o gravador de vídeo em rede (NVR).

Eu recomendo que compre um sistema IP para que você possa usar menos cabos, pois o mesmo cabo que transporta o sinal de vídeo também pode levar a energia para a câmera usando a tecnologia PoE (se você comprar um kit que tenha dispositivos PoE).

Diagrama de câmera IP conectada ao NVR

==> Caso você esteja interessado em aprender mais sobre a tecnologia PoE, leia o artigo: Alimentação PoE em CFTV.

Como você pode ver na imagem anterior, o cabo UTP (também conhecido como cabo de rede) deve ser levado do NVR para a câmera IP.

Você pode comprar os cabos de rede em qualquer loja de computador ou até mesmo em uma loja online. Basta procurar por cabos UTP cat5e e escolher o que é longo o suficiente para a sua instalação.

Categoria do cabo UTP

Este tipo de cabo precisa de um conector RJ45 em cada lado do cabo para que possa ser conectado à câmera e ao gravador. Você pode aprender como prensar os conectores ou comprar um cabo UTP que vem com os conectores em cada extremidade do cabo (o que é muito mais fácil se você não tiver experiência com cabeamento).

Cabo UTP luva e conector RJ45

Veja a imagem abaixo que mostra os cabos UTP que são vendidos com comprimentos específicos, eles são chamados de patch cords e você pode comprá-los com cores diferentes.

UTP patch cords

Você só precisa passar os cabos através das paredes ou tetos do NVR para sua câmera IP e perfurar os locais necessários.

Instalação da câmera de segurança

A instalação da câmera depende do tipo de parede que você possui e de como você pretende passar o cabo. Neste exemplo, a câmera é instalada em uma parede de madeira e o cabo UTP passa por um buraco atrás dela. Veja a imagem.

Furando a madeira para passar o cabo da câmera

Nesta foto é possível ver uma broca de 3/4" que é usada apenas no centro da instalação da câmera, que é grande o suficiente para passar o cabo UTP.

Como você pode ver, é possível passar o cabo pelo orifício mesmo que ele tenha um RJ45 conectado a ele. Leve esses detalhes em consideração se você estiver comprando um cabo pré-fabricado (patch cord). Veja a figura abaixo.

Passando os cabos para a instalação da câmera

O próximo passo é montar a câmera em sua posição, basta usar os parafusos que acompanham a câmera (a maioria dos modelos é vendida com três parafusos que geralmente vêem no kit).

Apenas certifique-se que você está usando os parafusos corretos para o tipo de parede que você está instalando a câmera, se necessário, basta visitar uma loja de ferragem para obter novos.

Instalando uma câmera de segurança

Depois de instalar a câmera, use uma chave de fenda para ajustar a posição da câmera, há como ajustar em diferentes eixos para ter uma posição perfeita.

Normalmente, você precisa reajustar a posição da câmera após a conclusão da configuração, já que é necessário olhar para um monitor para ver para onde a câmera está apontando e qual é o ângulo de visualização. Você pode deixar este passo para mais tarde.

Ajustando a posição da câmera de CFTV

Depois da instalação, basta conectar o cabo UTP da câmera ao gravador de vídeo em rede (NVR), como mostra a figura abaixo.

conexão da câmera IP para o NVR

O cabo UTP é o mesmo que você usa para conectar seu computador ou laptop ao roteador de Internet, por isso é muito popular....

Connect RJ45

Instalação da câmera de segurança no teto

A imagem mostra uma câmera de segurança instalada no teto, observe que não é possível ver o cabo, pois ele está oculto (é uma boa instalação).

Instalação de câmera de segurança no teto

O diagrama de instalação

É importante entender como tudo está conectado ao seu sistema de câmeras de segurança IP, então dê uma olhada no diagrama abaixo.

Diagrama de conexão de câmera IP NVR e Internet

Como você pode ver, há uma câmera IP conectada a um gravador através do cabo UTP que pode levar a alimentação usando a tecnologia PoE.

Tudo está conectado a um roteador, por isso é possível ter acesso local e remoto à câmera IP e ao NVR usando um computador ou um laptop.

Viu só como é fácil demais ? Basta olhar para o diagrama e seguir as instruções e garanto que você pode fazer uma instalação desse tipo.

Não é nenhum bixo de sete cabeças, você só precisa comprar os dispositivos, montar a câmera na posição e conectar os cabos corretamente, o último passo é fazer a configuração do gravador e do aplicativo para acesso remoto e isso é apenas uma questão de seguir as instruções do fabricante (leia o manual) .

Outros fatores a serem considerados

Luz

Certifique-se de ter iluminação suficiente onde as câmeras estão instaladas e escolha modelos que tenham luz infravermelha para monitoramento de locais escuros.

Tenha cuidado ao apontar suas câmeras para a área que deseja monitorar e evitar que elas apontem para fontes de luz, se você realmente precisar ter uma câmera instalada em tal condição, procure modelos que possam controlar a luz de fundo com recursos como BLC ( compensação de luz de fundo) e WDR (Wide Dynamic Range).

câmera de segurança apontando para a janela

Ao comprar sua câmera, procure esses recursos para garantir que seu sistema de câmera de segurança funcione corretamente. Veja as informações abaixo com um exemplo de uma câmera IP Hikvision que possui o recurso de WDR.

WDR Security Camera
Câmera de segurança da Hikvision com WDR

Se você precisar instalar uma câmera de segurança apontando para uma porta, janela ou qualquer fonte de luz, você definitivamente precisará de uma câmera que funcione com compensação de luz de fundo e o WDR é um dos melhores recursos para isso.

==> Eu recomendo que você leia o artigo: O que é WDR em câmeras de segurança para entender melhor essa tecnologia.

O problema com as áreas escuras mostradas na figura anterior pode ser resolvido com o uso desta tecnologia, por isso, considerando usá-la. Isso e essecial para garantir que já sabe como instalar câmeras de segurança de maneira mais profissional.

Conclusão

Agora você já sabe como instalar câmeras de segurança residenciais, e pode evitar as taxas mensais cobradas pelas empresas de segurança.

Eu recomendo que você leia o manual do produto e siga mais instruções sobre como configurar o sistema para acesso remoto com um telefone celular.

Normalmente, é um processo muito simples, como o que você pode encontrar no artigo como acessar DVR Hikvision pelo celular, basta usar o mesmo princípio para o seu sistema.

Quer aprender mais sobre CFTV ?

Se você é um instalador profissional de CFTV ou quer se tornar um, eu recomendo fortemente que você dê uma olhada na coleção Guia Definitivo do CFTV, e aos cursos em vídeo clique nos links abaixo para saber mais ...

Compartilhe esse artigo com os amigos...

Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo, me profissionalizei em redes de computadores (CISCO) e CFTV. Trabalhei para grandes empresas (como a Samsung) como engenheiro e treinador profissional ministrando treinamento em diferentes países e idiomas. Atualmente moro com minha família nos Estados Unidos e tenho minha própria empresa na áera de tecnologia.

Deixe um comentário 0 comentários

Deixe uma resposta