Economize banda de câmeras IP com esse software grátis (Luxriot EVO) - Aprenda CTFV.com
4

Economize banda de câmeras IP com esse software grátis (Luxriot EVO)

Quando você projeta um sistema de câmera de vigilância, é necessário levar em consideração os requisitos de largura de banda das câmeras IP e é aí que o uso de um VMS profissional, como o Luxriot, pode ajudá-lo a gerenciar os recursos.

Luxriot Monitor Uso de banda

As câmeras IP podem trabalhar com mais de um fluxo de vídeo e isso é muito útil para gerenciar o consumo de largura de banda que tem um impacto significativo na infraestrutura, no armazenamento de vídeo e no uso da CPU.

==> Recomendo que você aprenda mais sobre largura de banda e armazenamento. Leia o artigo Largura de banda para CFTV.

Economize largura de banda com o Luxriot EVO

O Luxriot EVO é um poderoso VMS que pode gerenciar câmeras IP, testei uma versão gratuita deste software e você pode encontrar mais informações no meu outro artigo: Software de monitoramento grátis (VMS) – Luxriot EVO

Depois de testar este VMS, percebi que há esse recurso para ajudar você a gerenciar a largura de banda da câmera IP. Eu já vi isso antes, mas apenas em outros VMSs pagos.

Ao usar câmeras IP, você pode escolher qual perfil é melhor para diferentes situações e que certamente pode ajudar você a economizar largura de banda.

Vamos dar uma olhada em um diagrama para entender melhor o conceito.

Veja no diagrama que a câmera IP funciona com dois perfis diferentes.

Digrama de uso do Luxriot EVO

Perfil 1: é o Main Stream (fluxo principal) que pode ser configurado para vídeo de alta qualidade, com resolução Full HD e 24 FPS por exemplo.

Perfil 2: O Sub Stream (fluxo secundário) envia vídeo de baixa qualidade, com uma resolução D1 ou 4CIF padrão, com frame rate de 2 a 5 FPS.

==> O perfil 1 usa mais largura de banda, pois oferece mais qualidade.

Para uma aplicação prática, o software pode usar o perfil 1 quando for necessário mostrar a imagem em tela cheia, como na imagem abaixo.

Luxriot Layout com 1 câmera

Neste caso, é necessário ter vídeo de alta qualidade para preencher a tela.

No entanto, ao usar o software com um layout que mostra várias câmeras ao mesmo tempo, não há necessidade de alta resolução para cada uma delas, porque elas são mostradas em pequenos mosaicos, veja a imagem abaixo.

Para essa situação, você pode usar o perfil 2, que usa menos largura de banda.

Luxriot Layout com 4 câmeras

O Luxriot EVO Monitor pode alternar entre esses perfis de câmera, quando você clica para aumentar para uma tela inteira ou para reduzir a imagem.

Essa é uma característica inteligente, né? Muito bom para um VMS grátis 😉

Requisitos de largura de banda da câmera IP

OK, o conceito de usar perfis diferentes para economizar largura de banda é muito bom, mas ai você me pergunta: "Quanta largura de banda eu preciso para câmeras de segurança?"

Isso depende do design e da aplicação. É possível usar mais ou menos largura de banda para atender aos requisitos do projeto. Uma câmera Full HD IP pode usar algo entre 50 Kbps e 5 Mbps, dependendo da configuração do perfil.

Para a maioria dos projetos, uma câmera IP usa de 2 a 3 Mbps para transmitir vídeo Full HD de 15 a 20 FPS ao monitorar áreas com um movimento moderado.

Como configurar o Luxriot EVO Monitor

OK, hora de aprender a configurar o Luxriot EVO para fazer sua mágica...

Durante meus testes, o sistema estava usando de 90 Kbps a 1.400 Kbps para o perfil 1 com Full HD@24 FPS e perfil 2 com D1@2 FPS, respectivamente.

Veja novamente o diagrama que mostra o conceito de uso de diferentes perfis.

Digrama de uso do Luxriot EVO

Os perfis são configurados no menu da câmera IP. Veja abaixo um exemplo de configuração do menu de rede da câmera da Intelbras VIP 1120B.

Stream da Intelbras VIP1120B

No Luxriot monitor , você pode ver um ícone que representa a seleção de fluxo no lado direito da tela. Por padrão, ele usa a Seleção Automática, que funciona automaticamente com os perfis de câmera do Stream Principal e Extra.

No lado esquerdo da tela, é possível ver a Resolução e Frame rate que o software está usando. Também mostra a largura de banda.

Luxriot seleção automática de stream

Você só precisa verificar quais são os perfis disponíveis na câmera e se a seleção automática está ativada e o software faz o resto para você. Fácil, né?

Quando você clica duas vezes para aumentar ou para reduzir a visualização da câmera, o software altera o perfil automaticamente e usa menos largura de banda e consequentemente também usa menos processamento.

Veja o uso de largura de banda quando a câmera é ampliada para Full HD.

Uso de banda 1.400 Kbps

Aqui o uso de largura de banda quando a câmera é reduzida para D1.

Net Limiter shows 98 Kbps

Como você pode notar, a diferença é bem significativa e para isso acontecer o operador simplesmente clica nas imagens, sem precisar alterar nada.

Luxriot substream 96Kbps Layout reduzido

Perfil Extra - 98 Kbps

Luxriot substream 1400 Kbps Imagem ampliada

Perfil Principal  - 1.400 Kbps

Como configurar o Luxriot EVO Console

A quantidade de perfis disponíveis depende do modelo da câmera IP que você está usando. Câmeras mais simples posuem apenas dois perfis.

O modelo que testei é uma Intelbras VIP 1120B (Dahua OEM) com apenas dois perfis, mas algumas outras câmeras profissionais podem ter até 10 perfis.

==> Recomendo que você aprenda mais sobre a câmera IP da Intelbras. Leia o artigo: Análise da câmera IP Intelbrás VIP 1120B.

Você pode abrir o Luxriot EVO Console  para escolher o perfil que deseja usar para o Stream Extra (Sub Stream). Verifique as imagens abaixo.

Clique no ícone do Luxriot Console para iniciar o aplicativo.

Luxriot console

Clique em "Channels".

Luxriot Evo Console Configuration Channels

Dê um duplo clique na câmera e clique em "Open Channel properties

Luxriot Evo Console Channel configuration

Escolha o perfil que você deseja usar como Substream.

Luxriot Evo Console Select Substream

E isso é tudo.

Conclusão

O Luxriot EVO é um VMS gratuito muito poderoso. Você pode usar esse recurso avançado de controle de perfil para melhorar a largura de banda em seus projetos de vigilância, ele também ajuda a reduzir a quantidade e processamento.

Não esqueça de ler os outros artigos no blog, pois eles são muito importantes para aqueles que estão interessados em aprender mais sobre este VMS. Veja os links abaixo.

Para aprender mais...

Se você é um instalador profissional de CFTV ou quer se tornar um, eu recomendo fortemente que você dê uma olhada na coleção Guia Definitivo do CFTV, e aos cursos em vídeo clique nos links abaixo para saber mais ...

Compartilhe esse artigo com os amigos...

Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo, me profissionalizei em redes de computadores (CISCO) e CFTV. Trabalhei para grandes empresas (como a Samsung) como engenheiro e treinador profissional ministrando treinamento em diferentes países e idiomas. Atualmente moro com minha família nos Estados Unidos e tenho minha própria empresa na áera de tecnologia.

Deixe um comentário 4 comentários
FabioDiego - 4 de abril de 2019

Olá Claudemir! Gostaria de parabenizar o seu trabalho! Seus artigos são muito bons! Obrigado por compartilhar conosco seus conhecimentos! Um grande abraço!

Responder
Vall batista - 27 de agosto de 2019

Parabéns Claudemir Martins! pelo seu trabalho e obrigado por compartilhar conosco seus conhecimentos.

Responder

Deixe uma resposta