ONVIF perfil T – Entenda quais são as vantagens - Aprenda CTFV.com

ONVIF perfil T – Entenda quais são as vantagens

O perfil T do protocolo ONVIF foi criado para abordar recursos avançados de vídeo, que incluem detecção de movimento, análise de vídeo e suporte ao H.265.

ONVIF perfil T

O padrão foi publicado em julho de 2017 como um release candidate, o que significa que o protocolo ainda não estava estável e bem testado. Porém um tempo depois os fabricantes implementaram esse perfil nas câmreras IPs.

==> Se você não sabe o que é o ONVIF, por favor leia o artigo: Câmeras IPs com ONVIF para entender mais sobre o protocolo. Eu também recomendo o artigo: sobre  o software para testar câmeras IPs com ONVIF.

Os recursos do ONVIF perfil T 

Compatível com o H.265 ;

Detecçaão de movimento;

Análise de vídeo;

Metadados avançados.

Compatível com H.265

O CODEC H.265 é suportado pelo perfil T através do serviço Media2.

Mas afinal o que é o serviço Media2? e aqui está a resposta...

O serviço Media 2 é uma estrutura padrão projetada para suportar diferentes codecs, portanto, o H.265 e outros podem ser implementados no protocolo, tornando-o algo mais fácil de trabalhar.

Os VMSs agora podem se beneficiar do uso do H.265 disponível em câmeras modernas.

Detecção de movimento

O uso da detecção de movimento é essencial para os sistemas de vigilância, pois permite gerar eventos que são usados para acionar alertas e reduzir o uso de armazenamento.

Os VMS podem usar o recurso de detecção de movimento das câmeras IP ou usar sua própria detecção de movimento integrada, o primeiro método reduz consideravelmente a necessidade de processamento extra, e é por isso que ele é a melhor opcão na maioria dos casos.

Antes do lançamento do perfil T do ONVIF, apenas câmeras IP com implementação de protocolo proprietária eram capazes de acionar o evento de detecção de movimento para os VMSs.

Esse cenário muda agora e, desde que as câmeras IPs tenham o perfil T, elas podem enviar os eventos de detecção de movimento para diferentes VMSs e isso é algo muito útil para aqueles que usam uma combinação de marca de dispositivo diferentes.

Análise de vídeo

A maioria das câmeras IP profissionais tem algum tipo de recurso de análise de vídeo disponível e, geralmente, seu uso está vinculado a um VMS proprietário.

Com o ONVIF perfil T agora os VMSs podem receber os eventos analíticos avançados e disparar uma resposta apropriada para isso.

Áudio bidirecional

A maioria das câmeras IP no mercado é compatível com o perfil ONVIF S, que suporta o uso de áudio em câmeras IP, no entanto, é apenas em um sentido.

O áudio bidirecional agora pode ser usado com o perfil T, que permite transmitir e receber áudio das câmeras de segurança IP e de outros dispositivos de rede.

Esse recurso é essencial para aplicações que exigem comunicação bidirecional, como transporte público, estacionamento e sistemas de alarme e alerta de emergência.

Por que o Perfil ONVIF T é importante?

O perfil ONVIF T é importante porque suporta as novas tecnologias que estão sendo usadas pelos fabricantes de câmeras de segurança há anos.

O CODEC H.265, por exemplo, foi implementado em câmeras IP e VMSs de diferentes fabricantes, em um esforço para reduzir o uso de largura de banda e armazenamento de câmeras, e isso é muito importante para ajudar na redução de custos do projeto.

A detecção de movimento de vídeo e a análise de vídeo também são muito importantes para permitir o uso da inteligência artificial que ajuda a maximizar a eficiência do sistema.

Dependendo do projeto de vigilância, o áudio bidirecional também é um recurso essencial que, na maioria dos casos, é padrão nas câmeras IP.

Ao permitir o uso de todas essas tecnologias e recursos, o ONVIF perfil T contribui para a interoperabilidade entre diferentes sistemas e fabricantes, o que dá ao cliente final a liberdade de escolha.

Software ONVIF grátis para testes

Você pode usar um software para verificar qual versão do ONVIF está implementada na sua câmera IP. Leia o artigo: ONVIF Device Manager – Software para testar câmeras IPs.

Conclusão

O ONVIF perfil T é muito importante para ajudar a integração do produto na indústria de vigilância e controle de acesso. No futuro próximo, mais fabricantes estarão entrando nesse jogo que beneficia a todos.

Fabricantes como Axis, Dahua, Hikvision e Sony já têm seus produtos listados no banco de dados ONVIF e em breve outros também serão listados.

Para quem deseja aprender mais

Se você é um instalador profissional de CFTV ou quer se tornar um, eu recomendo fortemente que você dê uma olhada na coleção Guia Definitivo do CFTV, e aos cursos em vídeo clique nos links abaixo para saber mais ...

Compartilhe esse artigo com os amigos...

Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo, me profissionalizei em redes de computadores (CISCO) e CFTV. Trabalhei para grandes empresas (como a Samsung) como engenheiro e treinador profissional ministrando treinamento em diferentes países e idiomas. Atualmente moro com minha família nos Estados Unidos e tenho minha própria empresa na áera de tecnologia.

Deixe um comentário 0 comentários

Deixe uma resposta