Software grátis para CFTV (CMS H.264) – Configuração remota - Aprenda CTFV.com

Software grátis para CFTV (CMS H.264) – Configuração remota

Agora é o momento de aprender como configurar o software CMS grátis para se conectar a um DVR remoto que está localizado na Internet. Rápido e fácil.

Antes de sair da página responda ao questionário.

Desça até o final da página..

O diagrama para configuração remota

No exemplo do diagrama abaixo, é possível ver no lado direito que as câmera analógicas estão conectadas ao DVR que por sua vez se conecta ao roteador e o mesmo ocorre com o NVR e as câmeras IPs.

Diagrama de conexão  remota de DVR-remoto

Do outro lado (esquerdo) há um computador que se conecta ao seu roteador que está conectado à Internet. Esse computador poderá acessar os dispositivos remotos através da configuração do software CMS grátis.

==> Para trafegar vídeo de câmeras IPs na Internet é necessário utilizar o link apropriado de acordo com a banda consumida, recomendo que leia o artigo: Largura de banda para transmissão e armazenamento em CFTV para entender o que influencia no uso de banda e armazenamento.

Dispositivos que se conectam ao CMS grátis

Note no diagrama que há diferentes dispositivos que se conectam ao CMS grátis como DVR, NVR e câmeras IPs. Esse tipo de compatibilidade depende do protocolo utilizado pelo fabricante, nesse caso temos um NVR e câmeras da Dahua e um DVR da Optiview que na verdade é baseado em hadrware da Dahua.

O software CMS possui compatibilidade com os seguintes protocolos:

  • Dahua
  • Hikvision
  • Huang He
  • DVR H.264
  • ONVIF

Então se você tem DVR de alguma dessas marcas é provável que possa funcionar com o software, porém não há 100% de garantia que funcione, já tive casos onde testei um DVR da Hikvision que não funcionou corretamente e por isso optei por utilizar o protocolo ONVIF que também está disponível como uma opcão. 

==> Para aprender mais sobre o protocolo ONVIF recomendo que leia outros artigos aqui no blog, como esse: Como instalar câmera IP no DVR Hikvision (protocolo ONVIF) e o artigo ONVIF Device Manager – Software para testar câmeras IPs que explica em detalhes como testar os dispositivos IPs.

Nos testes realizados quando escrevi esse artigo, conectei o CMS grátis aos DVRs que estavam disponíveis na Internet para demonstração. Basta ter as informações de IP ou DDNS, porta e protocolos que utilizam (nesse caso me baseio na marca).

Um DVR que está no ar para demonstração por muitos anos é o da Optiview:

Optiview (http://optiviewusa.com/live-demos.aspx)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
DVR de 8 canais IP 50.79.86.90 Porta: 37777 Usuário: guest  Senha: guest

Configuração do CMS para acessar o DVR remoto

Para fazer a configuração do CMS para acesso remoto ao DVR basta abrir o menu Sistema > Gerenciador de dispositivos.

Adicione as informações de IP, porta, usuário, senha e marca

No exemplo a seguir, você pode ver a configuração do CMS para adicionar uma câmera IP da Dahua através de seu endereço de DDNs. (clique para ampliar).

Configuração do CMS grátis câmera IP Dahua

(Clique para ampliar)

Note que as informações estão inseridas corretamente e a marca escolhida é Dahua.

Adicione outros dispositivos ao CMS grátis

Após adicionar o DVR ao CMS grátis, você pode seguir o mesmo procedimento para colocar mais dispositivos que irão aparecer na árvore lateral do software e ficarão disponíveis para serem arrastados para a o mosaico principal do software.

Veja abaixo o resultado final com as câmera adicionadas (clique para ampliar).

Software CMS grátis com 4 câmeras

(Clique para ampliar)

Como corrigir problemas com o CMS grátis

As vezes há problemas como o CMS e ele não exibe as imagens, se isso acontecer remova as câmeras e adicione-a novamente utilizando o protocolo ONVIF.

Lembrando que não há suporte técnico e que estará por sua conta e risco ao utilizar esse software grátis. Tenha muito cuidado ao usar essa solução para clientes.

Uma vez mais reforço o fato que vale mais a pena investir em um software pago.

Questionário sobre a aula

Mais um questionário para ser respondido. Espero que tenha aprendido bem e que possa ter uma boa pontuação e compartilhar com os amigos.

Após concluir o questionário, clique no botão para ver o próximo artigo...



Próximo passo

Agora que já sabe como configurar o CMS grátis para acessar um DVR remotamente é hora de ver mais detalhes sobre a criação de usuários e grupos.

Clique no botão abaixo para ler o próxmo artigo.

Próxima Aula

Para aprender mais sobre CFTV

Se você é um instalador profissional de CFTV ou quer se tornar um, eu recomendo que você dê uma olhada na coleção Guia Definitivo do CFTV, clique nos links abaixo para saber mais ...

Compartilhe esse artigo com os amigos...

Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo, me profissionalizei em redes de computadores (CISCO) e CFTV. Trabalhei para grandes empresas (como a Samsung) como engenheiro e treinador profissional ministrando treinamento em diferentes países e idiomas. Atualmente moro com minha família nos Estados Unidos e tenho minha própria empresa na áera de tecnologia.

Deixe um comentário 0 comentários

Deixe uma resposta