Como instalar várias câmeras IP na rede local (sem Internet) - Aprenda CTFV.com
8

Como instalar várias câmeras IP na rede local (sem Internet)

Conectar uma câmera IP a um computador é muito fácil, especialmente se você tiver habilidades básicas com tecnologia. Mas a questão agora é: "como conectar várias câmeras IP na rede local?" Não se preocupe, não é tão difícil assim.

Até o final deste artigo, você pode ter seu computador com as câmeras IPs...

Software de monitoramento

Se a sua câmera de segurança tiver uma porta Ethernet (usada para conectar um cabo de rede), você só precisará usá-la para enviar o fluxo de vídeo para o seu computador ou gravador de rede.

Neste artigo, explico como enviar vídeos de mais de uma câmera diretamente para um computador que esteja usando um software de monitoramento.

O diagrama de redes para as câmeras IPs

OK, primeiro vamos dar uma olhada em um diagrama de rede para câmeras IP para entender como elas serão conectadas na rede. Veja a foto abaixo.

Diagrama de câmera IP conectada ao switch e PC

O diagrama mostra um laptop no lado esquerdo conectado a um switch que é conectado a duas câmeras IP. As conexões são feitas via cabo de rede (UTP).

Huumm, parece muito simples, certo? Exceto pelo fato de que talvez você não saiba o que é uma switch, especialmente se você não é da área técnica.

E o cabo de rede? Você sabe qual você deve comprar para ter seus dispositivos conectados na rede?

Só não se preocupe se você não tem a resposta para isso, vou explicar o que são esses dispositivos. Caso você seja uma pessoa da área técnica, sinta-se à vontade para pular a próxima seção.

Os componentes da rede

O laptop

Obviamente você já sabe o que é um laptop. Eu só quero ter certeza de que você também conhece alguns detalhes básicos sobre sua porta de rede (também conhecida como Porta Ethernet).

Esta porta Ethernet é usada para conectar seu laptop aos dispositivos de rede, como switches e roteadores (falarei sobre esses dispositivos mais tarde)...

Porta de rede no laptop

A porta Ethernet do laptop pode funcionar com velocidades diferentes, o que significa que pode lidar com um determinado volume de tráfego na rede. Essa é a razão pela qual você vê algo como "porta Ethernet de 100 Mbps ou 1000 Mbps" na especificação do laptop.

Não importa quais dessas opções estão disponíveis em seu laptop, porque a mais lenta (100 Mbps) é rápida o suficiente para lidar com todo o tráfego das câmeras IP usando apenas uma fração da velocidade. (Geralmente não mais de 3%).

Então, isso é tudo que você precisa saber sobre o laptop, ele pode ter uma porta Ethernet com uma velocidade mínima de 100 Mbps para se conectar à sua rede.

O switch

OK, o próximo elemento que você pode ver no diagrama de rede é o switch.

Este dispositivo é essencial para conectar várias câmeras IP a uma rede, pois ele funciona conectando o tráfego entre todos os dispositivos.

Switch de rede

Como você pode ver na foto, há uma quantidade de de portas Ethernet, que funcionam com uma certa velocidade (100Mbps ou 100Mbps por exemplo).

Você pode comprar switches com um número diferente de portas Ethernet, como 5, 8, 12, 24 e 48. Isso depende de quantos dispositivos você deseja conectar na rede.

Você só precisa conectar suas câmeras e laptop a esses dispositivos e não há necessidade de conectá-los à Internet se não quiser. Na verdade, para se conectar à Internet, você precisa usar um roteador e esse é o que eu explico a seguir ...

O roteador

Aposto que você já sabe o que é um roteador (ou pelo menos tem idéia).

Provavelmente você tem um roteador em casa para conectar seus dispositivos à Internet e também pode usá-lo para conectar várias câmeras IP a um computador.

Roteador

Roteador (clique para ampliar)

Na foto, você pode ver que o roteador é semelhante a um switch, certo? Existem algumas portas Ethernet na parte de trás e alguns modelos trazem antenas.

Dê uma olhada mais de perto na foto (clique para ampliar). Este modelo tem 4 portas Ethernet no lado esquerdo, que é basicamente um switch usado para conectar os dispositivos, para que você possa conectar 1 laptop e pelo menos 3 câmeras IP nessas portas.

A outra porta Ethernet no centro (com um texto amarelo abaixo dela) é a porta que se conecta à Internet, mas não é obrigatório ter suas câmeras conectadas à Internet, mas com um roteador essas opção está disponível.

A porta Ethernet do roteador trabalha com velocidade de 100Mbps.

A câmera IP

Assim como o seu computador ou laptop, a câmera IP é um dispositivo de rede conectado ao switch ou roteador. Como você pode ver na próxima imagem, há um cabo Ethernet conectado à porta Ethernet da câmera e, nesse caso, a energia é enviada diretamente para essa câmera através desse cabo usando a tecnologia PoE.

Conexão de cabo de rede na câmera

PoE significa Power Over Ethernet e não é o assunto deste artigo, para saber mais sobre esta tecnologia, leia o artigo: Alimentação PoE em CFTV e também recomendo que você leia: Como conectar câmera IP no PC. Que mostra um exemplo do uso do PoE em câmeras IP.

Dê uma olhada na imagem, você pode ver que há um conector verde que é usado para uma conexão normal de fonte de alimentação, caso sua câmera IP ou switch/roteador não funcionem com PoE, você pode usar uma fonte de alimentação padrão para alimentar a câmera.

A porta Ethernet em uma câmera como essa pode funcionar com velocidade de até 100Mbps, o que é mais do que suficiente porque a câmera usa de 2 a 3 Mbps para transmitir vídeo de alta definição (Full HD) pela rede, o que significa que utiliza cerca de 2 a 3% (alguns casos até 5%) da velocidade disponível.

E isso é tudo que você precisa saber sobre a câmera IP, basta conectar o cabo Ethernet (rede) e a fonte de alimentação e pronto. Obviamente, você precisa conectar a outra extremidade do cabo ao switch ou roteador, mas eu aposto que você sabia disso 🙂

A câmera que uso nesse exemplo é muito cara para aplicações residenciais, caso queira comprar uma câmera, recomendo a câmera IP Bullet Hikvision também disponível na loja da Amazon.

Os cabos de rede

Para conectar todos os dispositivos de rede, você só precisa de um cabo Ethernet (rede) também conhecido por seu nome técnico como UTP (Unshielded Twisted Pair) que é um Par Trançado não Blindado.

Cabo de rede

Às vezes você pode ouvir pessoas usando o termo cabo cat5 ou cat6. Essa é apenas a categoria do cabo. Mas não se preocupe com esses detalhes agora. Apenas procure pelos cabos UTP cat5e ou cat6 (o cat5e é suficiente para esta aplicação).

Você pode comprar este tipo de cabo com os conectores (RJ45) já prensados ou pode prensar os conectores por conta própria. Eu recomendo a primeira opção;)

Conectando tudo em rede

Agora que você tem as informações básicas sobre cada elemento, apenas conecte tudo. Veja novamente o diagrama que mostra todos os dispositivos.

Diagrama de câmera IP conectada ao switch e PC

A imagem mostra 2 câmeras, mas se você precisar de mais, basta adicioná-las ao switch ou roteador. Apenas certifique-se de ter portas Ethernet suficientes.

Agora está muito claro como os elementos podem estar conectados, certo?

Continue adicionando mais câmeras e é assim que você pode ter várias conectadas à rede e se comunicar com seu computador ou laptop.

Após as conexões físicas, vem a lógica, o endereço IP ...

O endereço IP

Dê uma olhada no laptop no diagrama, ele está usando o IP 192.168.2.10. Esse é o endereço na rede. As câmeras IP possuem os IPs 192.168.2.180 e 192.168.2.182, respectivamente, e fazem parte da mesma rede.

Como assim parte da mesma rede? Você poderia perguntar ....

Sim, o que quero dizer é que eles estão no mesmo intervalo de IP da rede 192.168.2.x, onde X é um número entre 1 e 254. *

* (há outros detalhes da rede, mas eles não fazem parte deste artigo)

Obviamente, isso é apenas um exemplo e você não precisa ter sua rede usando o mesmo IP que você vê aqui. Se a sua rede usa o intervalo IP 192.168.1.x você pode usar o endereço do seu computador com 192.168.1.1 e as suas câmeras IP com 192.168.1.2 / 192.168.1.3, etc ...

O endereço IP do laptop

Você pode verificar o endereço IP do seu laptop no Painel de Controle do Windows (desculpe, fãs da Apple, eu não tenho um computador MAC, mas tenho certeza que você pode descobrir como alterar os IPs).

As imagens a seguir estão com o texto em Inglês poque meu computador tem o Windows em Inglês, mas basta você seguir os menus para chegar onde necessita, basta usar o Google tradutor se necessário 🙂

Abra Painel de Controle > Rede e Internet > Conexões de Rede para configurar os IPs conforme mostrado na imagem abaixo.

Endereço IP

Se você estiver usando um roteador em casa, é provável que seu computador já tenha um endereço IP automático e você não precise configurá-lo manualmente.

Dê uma olhada na foto novamente. Você pode ver a opção "Obtain an IP address automatically " (Obter um endereço IP automaticamente)? Se esta opção estiver marcada, o computador obtém um IP do roteador.

Se esse for o seu caso, basta verificar qual endereço IP seu computador recebeu.

A imagem abaixo mostra a caixa marcada para IP automático ...

Windows Network Connections Obtain IP Automatically

Novamente, no Painel de Controle > Rede e Internet > Conexões de Rede, você pode clicar duas vezes no ícone que representa a porta Ethernet do laptop para ver os detalhes. Veja a foto abaixo.

Windows network connection Ethernet
Detalhes do IP
Windows Network Connections IP

E é isso basicamente o que precisa. Ter um endereço IP no seu computador/laptop, manua ou automático para que ele possa funcionar na rede.

Você também precisa configurar os endereços IP de suas câmeras...

Endereço IP das câmeras

Agora é hora de configurar o endereço IP das câmeras.

Este procedimento é semelhante em todos os modelos de câmeras. Você só precisa fazer o login na câmera usando o IP e a senha padrão (consulte o manual da câmera para obter instruções) e, em seguida, localize o menu da rede onde você pode alterar o IP.

IP camera network menu

Você pode ver que o IP que usei é 192.168.2.180, que é o que eu tenho no diagrama.

É necessário entrar em cada câmera para alterar o IP.

Software de monitoramento (CMS ou VMS)

Para conectar várias câmeras IPs a uma rede ao mesmo tempo, você precisa usar um software que possa exibir todas em uma única tela.

Este software é chamado CMS (Sistema Central de Monitoramento) ou VMS (Sistema de Gerenciamento de Vídeo), dependendo do propósito para o qual são usados e dos recursos disponíveis. Alguns são gratuitos, mas a maioria dos bons tem um preço como o software da Digifort ou da Seventh.

Eu tenho outros artigos sobre alguns softwares de monitoramento que você pode usar para o seu projeto, leia meu outro artigo: Software para DVR H.264.

De qualquer forma, eu não vou entrar nos detalhes da instalação e configuração do software aqui só porque todas as informações estão disponíveis no link que acabei de mencionar, então você pode simplesmente clicar e seguir as instruções para configurar todas as suas câmeras IPs na mesma rede, como na imagem.

Software de monitoramento

Conclusão

Conectar várias câmeras IPs na mesma rede não é um bixo de sete cabeças, mas você precisa pelo menos colocar algum esforço para que isso aconteça. E eu espero que você tenha essa mentalidade.

Eu tentei explicar o melhor que pude para ajudá-lo com esta tarefa e espero que esta informação seja útil. Por favor, deixe seus comentários abaixo...

Para instaladores e projetistas de CFTV

Se você é um instalador profissional de CFTV ou quer se tornar um, eu recomendo fortemente que você dê uma olhada na coleção Guia Definitivo do CFTV, e aos cursos em vídeo clique nos links abaixo para saber mais ...

Compartilhe esse artigo com os amigos...

  • 14 de janeiro de 2019
  • Redes
Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo, me profissionalizei em redes de computadores (CISCO) e CFTV. Trabalhei para grandes empresas (como a Samsung) como engenheiro e treinador profissional ministrando treinamento em diferentes países e idiomas. Atualmente moro com minha família nos Estados Unidos e tenho minha própria empresa na áera de tecnologia.

Jorge Luis - 9 de abril de 2019

Gostei, Parabéns!!!

blaiguy - 18 de Maio de 2019

obrigado pela explicação.
tenho sonho de me formar tbm na redes e CFTV

    Claudemir Martins - 18 de Maio de 2019

    Basta estudar e se dedicar que tudo dá certo.

Thiago - 30 de junho de 2019

Olá, tenho uma dúvida, dá para fazer esse mesmo procedimento utilizando apenas um roteador wifi ao invés do cabo ethernet? Se sim, Teria a mesma qualidade? E poderia utilizar um repetidor wifi até chegar num pc que também seria conectado por wifi?

    Claudemir Martins - 30 de junho de 2019

    Oi Thiago,

    Conectar várias câmeras via wi-fi na sua rede vai fazer com que tudo fique extremamente lento.
    As câmeras transmitem streaming de vídeo de alta resolução todo o tempo e dividem a banda do roteador Wi-Fi (é um sistema compartilhado).
    Câmeras que são vendidas no mercado com Wi-Fi embutido geralmente não têm qualidade suficiente para operar em um sistema com outras mais.

    Recomendo pensar melhor e usar cabos.

Jackson - 23 de julho de 2019

Bom,,, obrigado….

Ricardo - 10 de outubro de 2019

Qual o tamanho máximo (metros) que um cabo de rede pode ser usado para ligar uma câmera a um computador, sem passar por um switch ou roteador? Caso precise, que tipo de equipamento devo usar para melhorar o sinal no meio do caminho?

    Claudemir Martins - 10 de outubro de 2019

    Oi Ricardo, obrigado pela visita ao canal.
    A distância máxima para os cabos de rede é de 100m.

    Para levar a uma distância maior dever ter um switch entre a câmera e o computador e você pode fazer isso até 4X (máximo de 400m)
    Se a distância for muito grande, você pode usar rádios ou fibra ótica.

Os comentários estão desativados.