IP utility da Intelbrás não funciona no Windows 10 (solução) - Aprenda CTFV.com
2

IP utility da Intelbrás não funciona no Windows 10 (solução)

Já teve problema com o IP utility da Intelbrás ao tentar usá-lo em computadores com o Windows 10? Esse é um problema bem conhecido desse software...

IP Utility Intelbras problema resolvido

Outras pessoas já passaram por esse mesmo problema, mas a boa notícia é que há soluções simples para resolver o problema e vou falar disso nesse artigo.

Se você uma super urgência para fazer o IP utility funcionar, basta ir mais para o final do artigo onde mostro o passo a passo de como resolver o problema, porém antes quero explicar um pouco mais sobre o software e outras coisas que podem impactar no funcionamento até mesmo em outras versões do Windows.

O que é o IP utility da Intelbrás?

O IP utility é um software utilizado para encontrar câmeras IP, DVRs e NVRs através de um processo de varredura na rede. Ele é fornecido pela Intelbras e funciona com os equipamentos dessa marca. Além de encontrar os disposivos na rede, o software também permite fazer a configuração do IP e outras funções.

IP Utility Intelbras mostra dispositivos

Como o IP utility encontra a câmera?

Quando você possui uma câmera na rede, conectada a um switch ou portas internas de um roteador como mostra a imagem abaixo, o software IP Utility pode fazer uma varredura em busca da câmera para encontrá-la e exibir as informações.

IP Utility varredura da rede

Para que esse processo de varredura funcione corretamente é necessário certificar-se de que as conexões físicas dos cabos estão todas corretas como no diagrama.

Assim que o IP Utility encontra as câmeras (ou outros dispositivos) ele retorna as informações de modelo, IP, MAC e versão do firmware (nem sempre funciona). 

IP Utility exibe dispositivo

Basta abrir o software IP Utility no computador e clicar no botão ã direita "Procurar dispositivos" para que seja feita a varredura da rede em busca da câmera.

Note que ele retorna a informação da câmera encontrada, nesse caso é um modelo VIP 1120 da Intelbrás. O software também exibe o endereço IP e porta que a câmeras está utilizando, além do endereço MAC e versão do firmware.

Nesse caso específico o software não conseguiu exibir a versão do firmware.

Download do software

Você pode baixar o IP Utility diretamente do site da Intelbras, clique no link abaixo.

Como usar o software

Você pode configurar as câmeras e outros dispositivos de maneira centralizada a partir do software que permite a troca dos IPs de câmeras, DVRs e NVRs.

Basta selecionar o dispositivo desejado e clicar no botão de configuração.

IP Utility configurar IP do dispositivo de rede

Uma outra janela salta na tela para permitir que seja realizada a configuração do enderço IP, máscara de rede de gateway padrão (veja imagem abaixo).

IP Utility Intelbras configuração de IP da  rede

Em testes realizados com a câmera IP VIP 1120B e o gravador MHDX-1004 os outros parâmetros como resolução não puderam ser alterados e uma mensagem de de aviso saltou na tela. Provavelmente só funcione com outros equipamentos.

IP Utility não suporta alteracao de resolução

Para alterar outros parâmetros é necessário logar diretamente no dispositivo via web browser, mas pelo menos o software permite a troca de IPs de forma centralizada.

Problemas para localizar os dispositivos

Se o IP Utility não consegue encontrar os dispositivos na rede, você deve procurar a causa do problema realizando um procedimento passo a passo.

Verifique as conexões físicas

Verifique se as conexões físicas estão em ordem, verifique se o LED de rede do dispositivo acende ao conectar o cabo de rede. Um LED também deve estar acesso no lado do switch ou roteador, indicando a correcta conexão física.




Verifique o firewall e anti virus

As vezes um firewall ou anti virus instalado no computador pode impedir a correta varredura na rede e impedir que os disposivos sejam localizados.

Verifique se esse é o caso e desabilite temporariamente o firewall e anti virus.

Conexão Wi-Fi

As vezes o Windows fica confuso quando você tenta utilizar um laptop com um cabo de rede e Wi-Fi ao mesmo tempo e não sabe por onde deve fazer busca na rede.

Se tiver utilizando um laptop com Wi-Fi, certifique-se que desligou a interface e tente encontrar os dispositivos na rede através da interface ethernet. Conecte um cabo de rede ao laptop e switch ou roteador e realize os testes novamente.

Problemas com o Windows 10

E finalmente um dos problemas que tem ocorrido com o IP Utility no Windows 10.

Ao tentar fazer a varredura para encontrar os dispositivos na rede, nada é retornado na tela do software e isso realmente é um grande problema.

Atualize o software

A versão 4.0.0.6 do software promete resolver o problema de compatibilidde com o Windows 10, então a primeira coisa a se fazer é atualizar o software, clique aqui para visitar a página e baixar a última versão do IP utility.

Geralmente esse procedimento resolve o problema de fora simples e rápida, porém em alguns casos, por algum motivo desconhecido, o problema ainda continua.

Em alguns testes com computadores rodando Windows 10 em Inglês ou Espanhol, o uso da versão nova não resolveu o problema, então realizei o outro procedimento descrito abaixo. (utilize-o somente se a atualização não resolver).

Utilize comandos da PowerShell

Você deve digitar dois comandos na janela de PoweShell do Windows ou no Prompt de comando e reiniciar o seu computador. Veja o passo a passo a seguir.

Passo a passo para solucionar o problema

1. Clique a tecla com o símbolo do Windows e a letra X simultaneamente e no menu que aparecer, clique em Windows PowerShell (Admin)

Windows X
Windows Power Shell

2. Após a janela do Windows PowerShel aparecer digite os seguinte comando:

sc stop CDPSvc

Powershell comando 01

3. Em seguida digite os seguinte comando:

sc config CDPSvc start=disabled

Powershell comando 02

4. Reinicie o computador

Esse procedimento deve resolver o problema e fazer com que o IP Utility funcione corretamente com o Windows 10. Apenas certifique-se que os outros procedimentos citados anteriormente foram seguidos corretamente.

Conclusão

Para ter seu sistema funcionando corretamente na rede é necessário realizar os procedimentos passo a passo para ter certeza de que não há mais de um problema ao mesmo tempo e que você está "batendo cabeça" no lugar errado.

Imagine uma situação onde você tenta atualizar o software e fazer diversos outros procedimentos mas não obtém resultado porque os cabos não estão devidamente conectados ou há um firewall bloqueando a comunicação dos dispositivos.

Como técnico, instalador ou projetista, é preciso pensar em cada uma das variáveis isoladamente, por isso cuidado com os detalhes no momento de diagnosticar algum problema relacionado a equipamento, rede e software.

Espero que esse artigo possa te ajudar com a solução do problema principal do software IP utility que não funciona no Windows. e recomendo que leia os outros artigos sobre os equipamentos da Intelbras. Seguem os links abaixo:

Se você é um instalador profissional de CFTV ou quer se tornar um, eu recomendo fortemente que você dê uma olhada na coleção Guia Definitivo do CFTV, e aos cursos em vídeo clique nos links abaixo para saber mais ...

Compartilhe esse artigo com os amigos...

Deixe um comentário 2 comentários
Raimundo pedro - 18 de janeiro de 2019

Professor como ligar camera direreto no computador sem internet vc pode me ajudar as pessoas me pede mui isso to ficando apertado obg

Responder

Deixe uma resposta