Problemas e interferência em câmeras de CFTV de 12V (como resolver) - Aprenda CTFV.com

Problemas e interferência em câmeras de CFTV de 12V (como resolver)

Alguns problemas e interferência em câmeras de CFTV de 12V ocorrem devido à instalação ou outros fatores externos que irei discutir nesse artigo.

12-volt security camera

Normalmente, a escolha mais comum de proprietários de pequenas empresas e proprietários de imóveis são câmeras de segurança de 12 volts porque são comuns, mais baratas e facilmente encontradas no mercado. 

No entanto, antes de considerar essa escolha, há várias perguntas que precisam ser respondidas antes de decidir sobre o melhor modelo.

A falta de informações técnicas para as câmeras de segurança de 12 volts

Há certas coisas sobre câmeras de segurança de 12 volts que as páginas de de um catálogo não revelam e isso pode ser um grande problema.

Buscando informação no manual

Catálogo focam apenas em mostrar as de câmeras de segurança como dispositivos de vigilância que você pode comprar e conectar em sua pequena empresa ou em casa e tudo funciona maravilhosamente.

Porém sabemos que não é bem assim, pois é comum ter problemas de interferência em câmeras de segurança e isso afeta a imagem final.

Instale uma câmera de segurança de 12 volts dentro da distância correta

O uso de uma câmera de segurança de 12 volts não é exatamente um problema.

Outras pessoas têm esse conceito de que usá-la não é uma boa idéia, por causa dos longos cabos de energia e potencial queda de tensão.

Também há problemas relacionados interferência em câmeras de CFTV causadas por sinais eletromagnéticos que atingem o cabo de vídeo (cabo coaxial).

Apesar do problema existir de fato, membros da indústria de segurança revelam que, de acordo com as estatísticas, 90% das câmeras de segurança são instaladas de 30 a 50 metros de seu gravador de vídeo digital (DVR).

Então, se você está instalando sua câmera de segurança a essa distância, provavelmente não irá ter problemas com queda de tensão.

Obviamente isso irá depender do tipo de cabo de alimentação que está utilizando, além da fonte centralizada (tensão, corrente e qualidade). 

Uma das maneiras de resolver esse problema de queda de tensão é instalar uma fonte de alimentação individual próximo da câmera de segurança.

câmera de segurança com fonte de 12V

Como você pode ver, é possível usar uma fonte de alimentação individual por câmera, instalando assim a uma curta distância para evitar o problema de queda de tensão ao longo do cabo.

==> Resumindo... A idéia é que você use uma fonte centralizada de 12V com amperagem suficiente para as câmeras (1A para câmera) a uma distância máxima de 50m ou use fontes individuais próximo das câmeras.

É comum confundir problemas causados com baixa tensão ou baixa corrente com interferência em câmeras causadas por outros fatores, fique atento a isso. 

Fatores a considerar ao comprar câmeras de segurança de 12 volts

Há várias coisas a serem levadas em consideração quando você planeja comprar câmeras de segurança de 12 volts. Esses fatores servirão como guias para que você tenha a certeza de obter a melhor opção e evitar futuras dores de cabeça.

Use cabos coaxias de qualidade

Para evitar interferência em câmeras de segurança é fundamental usar cabos coaxiais de qualidade (de boa marca) e que tenha pelo menos 85% por cento de malha, embora o mais recomendado seja 90%.

Compre câmeras de 12V e fontes de fabricantes de segurança respeitáveis

Esse é um fator popular a ser levado em consideração. Em qualquer produto que planejamos comprar, especialmente se isso significar investir uma certa quantia para adquiri-lo, precisamos ter certeza de que ele será durável, confiável e eficaz.

Uma maneira de conseguir isso é certificando-se de que o produto é de empresas conceituadas que oferecem marcas de renome.

Fonte de alimentação de 12V para câmera de CFTV

Apenas certifique-se de comprar uma boa fonte de alimentação que tenha a amperagem suficiente para fazer sua câmera funcionar corretamente,.

As fontes de 12V estão incluídas na maioria dos kit de câmera de segurança

Os consumidores geralmente têm esse equívoco de poder “economizar” quando compram produtos mais baratos de marcas desconhecidas.

Isso pode trazer um problema no entanto e fazer com que nada funcione bem.

Em outras palavras, você ainda precisa gastar com cabos, acessórios e outras coisas mais, então não economize comprando fonte de má qualidade.

Mais uma coisa, se você comprar de uma marca respeitável, ela vem completa com tudo. Portanto, não há necessidade de você perder tempo procurando acessórios e outros itens compatíveis com sua câmera de segurança de 12 volts.

Tomando esses cuidados você pode evitar problemas e interferências em câmeras de CFTV de 12V, tenha isso em mente sempre.

Verifique se as câmeras de segurança de 12V podem suportar variações de tensão

Outro fator a ser levado em consideração é a capacidade da sua câmera de segurança para suportar variação de tensão (voltagem).

tomada para conexão

Há câmeras de segurança de 12 volts que podem queimar quando você conecta a fonte de alimentação que pode ter alguma variação de tensão.

Portanto, evitando acidentes. Câmeras de segurança de marca vêm com certa tolerância à variação de tensão. Isso lhes dá a capacidade de funcionar adequadamente e resistir a flutuações de energia sem danificar o dispositivo.

Câmeras de segurança profissionais geralmente têm 10% de tolerância de variação de tensão, o que significa que a câmera a princípio deveria receber 12V, mas pode trabalhar entre 10.8V a 13.2V e isso pode evitar muitos problemas.

Marcas confiáveis oferecem garantia e suporte técnico para os seus produtos

Esta é uma coisa que os dispositivos de marcas conceituadas têm - garantia e suporte técnico rápido e eficiente.

As vezes os dispositivos possam funcionar mal, apesar de passarem pelo controle de qualidade. Marcas respeitáveis vêm com garantia caso isso aconteça.

Em outras palavras, nos casos em que a câmera de segurança de 12 volts que você comprou tenha problemas, você pode contar com essas empresas para trocá-la sem precisar gastar mais para conserto ou substituição.

Além disso, em casos como esses, marcas conceituadas têm mão de obra técnica especializada para resolver seu problema o mais brevemente possível.

Considere comprar câmeras com PoE

Se você está comprando câmeras IP, considere o uso de PoE (Power Over Ethernet) em vez de uma fonte de alimentação normal de 12V. Este tipo de tecnologia é mais fácil de usar.

==> Para saber mais sobre o PoE, leia o artigo: Alimentação PoE em CFTV.

Meça a voltagem na câmera

Para garantir que a câmera de segurança funcione corretamente, você pode medir a voltagem para confirmar se está no intervalo de 10,8V a 13,2V.

Mulíimetro digital para medir tensão

As melhores câmeras possuem essa tolerância de tensão e essa informação pode ser encontrada no manual do produto ou com o suporte técnico.

Se a tensão que chega na câmera fica abaixo de 10.8V você terá problemas com imagens que mostram linhas e ruídos (chuviscos) na tela mesmo durante o dia.

Se você estiver usando uma câmera bem baratinha fabricada na China e sem manual, o problema é ainda maior pois não terá nem como saber se há essa tolerância de 10% na alimentação ( as vezes com 11.5V já terá problemas).

Use um multímetro ou peça a um eletricista para verificar a tensão para você.

Se a tensão não é suficiente, use algumas das opções para corrigir o problema:

  1. Use uma nova fonte que permita aumentar a tensão.
  2. Aproxime a fonte de alimentação da câmera (fonte individual).
  3. Use um cabo de alimentação mais grosso para a câmera.

Uma fonte de alimentação centralizada e profissional que permite que você regule a tensão para mais do que 12V para compensar a queda no cabo.

Se a fonte enviar 12.5V ou 13V por exemplo, com a queda de tensão ao longo do cabo a câmera receberá cerca de 12V e não terá problemas de funcionamento.

É importante que saiba que além da alimentação, pode haver outros problemas de interferências no cabo de vídeo ou ruídos naturais noturnos.

==> Se tiver problemas com rúidos (chuviscos) noturnos leia o artigo: Como eliminar interferência e chuviscos na câmera de CFTV.

Certifique-se de que a corrente é suficiente

Se a câmera de segurança usar infravermelho para iluminar uma área escura durante a noite, usará corrente extra, o que significa que a amperagem é maior durante a noite.

Amperimetro para medir corrente das câmeras

Normalmente, uma câmera de segurança tradicional usa cerca de 1A (Ampere) para funcionar corretamente, mesmo usando a iluminação infravermelha, por isso, certifique-se de comprar uma fonte de alimentação adequada.

Por favor, não confunda a voltagem com a corrente. Você precisa da voltagem correta (12V) e corrente suficiente (1A). Você pode encontrar ambas as informações ao comprar seu kit de câmera de segurança ou fonte de alimentação, certifique-se de dar uma olhada nesses detalhes.

Dicas úteis sobre a fonte de alimentação da câmera de segurança e instalação

Fonte de alimentação com tensão insuficiente ou inadequada para suas câmeras de segurança pode significar que você vai encontrar problemas como linhas de rolamento na tela, imagens borradas, e pior, o dispositivo pode queimar 

Instale as de câmeras de segurança a no máximo 50m de distância de tiver usando um cabo coaxial bipolar

Esteja ciente do limite máximo que sua câmera de segurança de 12 volts ser instalada para oferecer imagens de qualidade. Se você ultrapassar o limite máximo, não espere obter bons resultados.

É por isso que seguir as instruções adequadas é importante. Essas instruções são fornecidas para garantir que você obtenha o melhor desempenho das câmeras e evite problemas com funcionamento e interferência em câmeras instaladas.

Use caixas de passagem para câmaras de segurança instaladas externamente

Quando for instalar câmeras de segurança externas, certifique-se de utilizar caixas de passagem para os cabos. Isso irá facilitar o trabalho de manutenção.

As condições meteorológicas são os principais fatores que afetam o desempenho da câmera de segurança e podem causar danos a ela.

Para evitar esses danos à sua câmera de segurança externa, é recomendável que você use caixas de passagem que protejam os cabos contra o tempo.

Palavras finais e conclusão

Estamos sempre conscientes de coisas como segurança em nossas casas, empresas e outras propriedades. Daí a opção de instalar câmeras de segurança.

No entanto, isso não significa que você deve estar ciente de alguns fatores importantes que devem ser considerados durante a instalação.

Se negligenciarmos esses fatores, isso pode significar causar mais problemas, em vez de nos manter seguros e protegidos.

Problemas de mal funcionamento e interferência em câmeras de CFTV podem ser uma tremenda dor de cabeça, porém seguindo o que foi explicado aqui nesse artigo, você certamente irá ter um sistema funcional e sem problemas.

Quer aprender mais sobre CFTV ?

Se você é um instalador profissional de CFTV ou quer se tornar um, eu recomendo fortemente que você dê uma olhada na coleção Guia Definitivo do CFTV, e aos cursos em vídeo clique nos links abaixo para saber mais ...

Compartilhe esse artigo com os amigos...

  • 20 de agosto de 2019
  • Redes
Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo, me profissionalizei em redes de computadores (CISCO) e CFTV. Trabalhei para grandes empresas (como a Samsung) como engenheiro e treinador profissional ministrando treinamento em diferentes países e idiomas. Atualmente moro com minha família nos Estados Unidos e tenho minha própria empresa na áera de tecnologia.

Deixe um comentário 0 comentários

Deixe uma resposta