O vizinho pode apontar câmera de CFTV para sua casa? - Aprenda CTFV.com

O vizinho pode apontar câmera de CFTV para sua casa?

Seu vizinho tem um novo sistema de vigilância e você está preocupado e faz a seguinte pergunta "meu vizinho pode apontar uma câmera de segurança para minha casa?" Bem, tudo depende da situação, vamos falar a respeito disso.

Vizinho curioso olhando pela janela

Essa é uma pergunta muito comum que incomoda as pessoas cujos vizinhos têm câmeras de segurança. E a resposta pode variar de acordo com o local onde você mora e as regras para câmeras de segurança em condomínio.

A legalidade das câmeras de segurança

Precisamos conhecer a legalidade de tais ações para proteger nossos direitos. No entanto, como podemos encontrar respostas para essa pergunta?

Todos nós queremos proteger nossas casas e mantê-las seguras da melhor maneira possível e até aprender como instalar câmera de segurança residencial pois é uma solução de segurança que muitas pessoas optam.

Leis sobre câmeras de segurança

No entanto, antes de configurar as câmeras para vigiar sua propriedade, você deve pensar nos vizinhos e levá-los em consideração.

Infelizmente, muitas pessoas não se importam com os vizinhos. Prova disso são as muitas reclamações que vemos postadas nas mídias sociais e nos fóruns da comunidade local.

Entre as perguntas mais frequentes está o que elas devem fazer com a câmera de segurança do vizinho. Isso simplesmente mostra que outras pessoas se incomodam muito com isso.

A sensação usual que esses reclamantes têm é de total desconforto. 

Eles ficam desconfortáveis com a sensação de que "talvez" seus vizinhos os estejam espionando e quem sabe até mesmo postando vídeo na Internet.

Surge então a questão da confiança. Seus vizinhos não confiam em você ou vice-versa, por isso colocam sistemas de vigilância para espiar uns aos outros.

Quando é legal ter uma câmera de segurança apontada para a casa de um vizinho?

Existem algumas situações em que a câmera de segurança do seu vizinho é legal. Como mencionado acima, depende do local e regras de onde você mora.

câmera de segurança apontando para o vizinho

Existem países e estados em que a gravação de vídeos dessas câmeras de segurança é permitida, desde que seja na propriedade do vizinho.

Outros países permitem vídeos, mas a gravação de áudio não é permitida. Ainda assim, em alguns locais, gravações de vídeo e áudio não são permitidas.

No entanto, há situações em que é legal quando seu vizinho instala uma câmera de segurança fora de sua casa, conforme mencionado abaixo.

A câmera de segurança externa do seu vizinho, apontada para sua casa, está capturando uma ampla área

Being property owners, your neighbors have the right to install security cameras in and around their homes.

Câmera de segurança do vizinho

Isso evita que os assaltantes venham para sua casa. Assim como você tem o direito de instalar suas câmeras de segurança externas, o vizinho também tem.

Portanto, se o seu vizinho instalar uma câmera de segurança externa apontada para sua casa e, é claro, capturar a porta da frente e o quintal, você não poderá registrar queixas legais contra ele.

Em outras palavras, você não pode processá-los porque não tem expectativa de privacidade na porta da frente e no quintal, ou mesmo na entrada de automóveis, pois está localizado ao ar livre e exposto a todos.

No entanto, aqui está um ponto importante a ser lembrado. A vigilância por vídeo de câmeras de segurança doméstica externas é permitida. No entanto, na maioria dos locais, a gravação de áudio é proibida, a menos que seja obtido consentimento de pelo menos uma das partes.

As imagens gravadas de sua propriedade a partir das câmeras de segurança do seu vizinho são usadas corretamente

Outra coisa a considerar é como seu vizinho lida com as gravações de sua câmera de segurança. É considerado legal para o seu vizinho apontar uma câmera de segurança para sua casa, se for para fins justificáveis.

Por exemplo, prevenindo ou monitorando suspeitos em casos de roubo de pacotes. Nesse caso, é considerado legal para o seu vizinho apontar uma câmera de segurança para sua casa pois ele está protegendo a própria casa e a visualização da câmera vai além do próprio quintal.

Quando seu vizinho apontar uma câmera de segurança para sua casa é uma atividade ilegal?

Embora, geralmente, seu vizinho apontando uma câmera de segurança para sua casa seja legal, há casos em que esses atos são considerados ilegais também.

A câmera de segurança do seu vizinho está apontada para sua casa, onde há uma expectativa de privacidade

Embora seu vizinho possa gravar em sua propriedade, existem restrições.

Sim, seu vizinho pode gravar com uma câmera de segurança apontada para sua casa. No entanto, não em locais onde haja expectativa de privacidade.

Homem olhando para uma câmera de segurança

Por exemplo, seus quartos, banheiro, vestiários, piscina, etc.

As leis das câmeras de segurança afirmam que seu vizinho poderá enfrentar problemas legais se apontar câmeras de segurança para áreas onde é necessária a entrada física nas instalações para concluir ou realizar tais ações.

Os vídeos das câmeras de segurança do seu vizinho são utilizados de maneira indevida

Quando a câmera de segurança do seu vizinho é apontada para sua casa, é considerado ilegal se esse vizinho em particular usar indevidamente os vídeos gravados nas câmeras de segurança dele.

Homem no escuro

Por exemplo, seu vizinho pode ser um pervertido e tem a câmera de segurança apontada para seus quartos. Então seu vizinho pode ser estar espiando e gravando para ter acesso à sua privacidade. Isso é inaceitável e, é claro, ilegal.

Hoje em dia existem muitas maneiras de ter uma câmera ter espionando, é possível até ter uma câmera espiã usando a webcam do seu computador.

Pode até haver casos em que seu vizinho publique imagens de vídeo tiradas de suas atividades na propriedade nas mídias sociais. Isso também não é legal, pois é uma forma de invasão à sua privacidade.

Em outras palavras, qualquer uso ou com  más intencões, como espionar você, da câmera de segurança doméstica do seu vizinho, não é legal.

Se você encontrar esses problemas, a melhor coisa a fazer é procurar a ajuda dos agentes da lei e registrar as acusações apropriadas contra seu vizinho.

Como lidar com a câmera de segurança do seu vizinho apontada para sua casa

Geralmente, sentimos essa sensação desconfortável e estressante quando o vizinho tem uma câmera de segurança apontada para nossa casa. Podemos fazer algo sobre isso então? Claro que nós podemos!

No entanto, o uso de formas ilegais de lidar com as câmeras de segurança NÃO é recomendada. Isso não vai ajudar. Isso só vai piorar a situação.

Em outras palavras, em vez de resolver o problema, você pode ter outros mais.

Converse com seu vizinho sobre a câmera de segurança

A primeira coisa que todo indivíduo educado e civilizado deve fazer é conversar com seu vizinho educadamente.

Conversando com o vizinho sobre as câmeras de segurança

Diga a ele como se sente em relação à câmera dele apontando para sua casa e que deseja manter a sua privacidade.

Mas lembre-se, faça isso direito. Informe o seu vizinho sobre como você se sente com a câmera de segurança apontada para sua casa.

Ele pode nem estar ciente de que sua ação está causando alguns problemas com seus vizinhos.

Pergunte educadamente se ele pode alterar o ângulo de sua câmera de segurança, pois o ângulo atual está causando algum desconforto.

Se você não quiser confrontar seu vizinho a respeito disso, pois ele parece irritado e inacessível, você pode encontrar outras maneiras de resolver o problema da câmera de segurança apontada para sua casa.

Bloqueie a visualização da câmera do seu vizinho

Você pode tentar plantar árvores cultivadas entre sua casa e a câmera de segurança dele. Ou você pode construir cercas altas o suficiente para bloquear a visão da câmera de segurança do seu vizinho.

plantando árvores para bloquear a visão das câmeras

No entanto, se, apesar de seus esforços, a câmera de segurança de seu vizinho apontada para sua casa ainda fizer você se sentir desconfortável porque ele invadiu sua privacidade, será melhor se você entrar em contato com as autoridades competentes e procurar ajuda legal.

Este é o seu último recurso se as negociações falharem e todos os outros esforços para resolver esse problema não tiverem resultado.

Dicas sobre o que comprar uma câmera de segurança para sua casa

Você pode instalar uma câmera de segurança fora de sua casa.

No entanto, você pode ter algumas perguntas sobre isso. cuidado para não apontar para a casa do seu vizinho também.

câmera de segurança externa

Obviamente, você pode instalar câmeras de segurança no seu quintal e para isso recomendo que aprenda como escolher a melhor câmera de segurança externa.

Você deve estar ciente das regras e leis existentes antes de instalar uma câmera.

Isso evitará possíveis problemas que resultarão na instalação da sua câmera de segurança também apontando para um vizinho e você não quer isso, certo?

No entanto, para ajudá-lo, aqui estão algumas dicas úteis que você deve seguir antes de instalar uma câmera de segurança externa.

  • Evite apontar sua câmera para a propriedade do seu vizinho, onde há uma expectativa de privacidade. Você não gostaria que isso acontecesse com você, certo? Não é legal para ele também ter sua privacidade sendo invadida pelas câmeras de segurança de outras pessoas.
  • Também é melhor informar ao seu vizinho que você está planejando instalar uma câmera de segurança. Dessa forma, você pode explicar e esclarecer o motivo pelo qual deseja instalá-la.
  • Verifique se sua câmera de segurança está instalada corretamente.
  • Seja responsável. Verifique se as imagens da sua câmera de segurança são usadas apenas por razões de segurança. Certifique-se de que os vídeos estejam bem protegidos e que não caiam nas mãos erradas.
  • As informações mencionadas acima sobre a câmera de segurança de seu vizinho apontada para sua casa também se aplicam a você se você mesmo instalar uma câmera de segurança externa.

Depois de ler este artigo e ainda achar que precisa de ajuda para a câmera de segurança do seu vizinho apontada para sua casa, converse com especialistas sobre esse assunto ou leia o Guia Definitivo do CFTV Volume 1.

Conclusão

Se um vizinho apontar uma câmera de segurança para sua propriedade, a melhor maneira de resolver o problema é ter uma boa conversa ou bloquear a visão da câmera com algo que você possa colocar em sua propriedade ... esse é o caminho mais adequado a seguir.

Caso essas coisas não resolvam seu problema, procure um advogado em sua área para verificar quais são as leis locais para esse tipo de situação.

Espero que você possa ter seu problema resolvido.

Que tal aprender mais sobre CFTV ?

Se você é um instalador profissional de CFTV ou quer se tornar um, eu recomendo fortemente que você dê uma olhada na coleção Guia Definitivo do CFTV, e aos cursos em vídeo clique nos links abaixo para saber mais ...

Compartilhe esse artigo com os amigos...

Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo, me profissionalizei em redes de computadores (CISCO) e CFTV. Trabalhei para grandes empresas (como a Samsung) como engenheiro e treinador profissional ministrando treinamento em diferentes países e idiomas. Atualmente moro com minha família nos Estados Unidos e tenho minha própria empresa na áera de tecnologia.

Deixe um comentário 0 comentários

Deixe uma resposta