Software grátis para CFTV (CMS H.264) – Configuração Local - Aprenda CTFV.com

Software grátis para CFTV (CMS H.264) – Configuração Local

Nesse artigo você irá aprender como fazer a configuração local do software CMS grátis para CFTV, para se conectar a um DVR bem tradicional da marca Hikvision.

Antes de sair da página responda ao questionário.

Desça até o final da página..

O diagrama de instalação

O DVR utilizado no exemplo possui entrada para até 4 câmeras analógicas conectadas diretamente a ele utilizando cabo coaxial tradicional (RG59).

Diagrama de conexão local de DVR

Como o DVR é um equipamento que converte os sinais analógicos para digitais, há uma porta ethernet (porta de rede) conectada diretamente a um roteador que por sua vez está conectado a um computador com software de monitoramento.

==> Para aprender mais sobre o DVR utilizado no exemplo, recomendo que leia o artigo: Como configurar DVR Hikvision. Você também pode ler o 1º artigo da série, clique no link: Software grátis para CFTV Instalação.

IPs do DVR e demais dispositivos

Cada um dos dispositivos que se conecta à rede necessita ter um endereço IP que o identifica na rede. Nesse exemplo o DVR possui o IP 192.168.2.135 e o computador possui o IP 192.168.2.195. Obviamente as câmeras não possuem IP pois são modelos analógicos conectados diretamente ao DVR.

Logue no DVR e pegue as informações

Utilize o usuário e senha padrão do DVR (consulte o manual) para ter acesso ao menu de rede para ver quais as portas que o equipamento utiliza.

Você irá precisar anotar quais são as seguintes portas:

  • HTTP (porta para acesso via navegador)
  • RTSP (porta para streaming de vídeo)
  • Porta do servidor (porta de conexão via software)

Anote a configuração para utilizar no CMS posteriormente.

Abra o software CMS para a configuração

Ao abrir o software pela primeira vez verá uma mensagem que informa que não há nenhum dispositivo instalado, basta clicar no menu "Sistema > Gerenciador de dispositivos" para incluir as câmeras IPs ou DVRs que deseja.

Crie a zonas antes de adicionar os dispositivos

Crie as zonas e áreas antes de adicionar os dispositivos pois isso facilita muito a organização da configuração do CMS para que não se confunda.

Adicione o DVR e câmeras ao CMS

Clique no botão de "Localizar IP" para que o software busque o equipamento na rede, esse processo pode funcionar desde que o dispositivo esteja na mesma rede e não haja nenhum firewall bloqueando a comunicação.

Caso o CMS não encontre os dispositivos com a busca automática, você adicionar manualmente através do uso de IPs e portas que anotou anteriormente.

Dê um nome significativo para seu equipamento para que possa identificá-lo facilmente no sistema, principalmente se usar vários dispositivos.

Geralmente se pode utilizar o usuário "admin" do DVR ou câmera IP para adicionar ao software, ou você pode criar um outro e dar os devidos direitos de acesso.

É importante utilizar o protocolo correto para a comunicação. Na opção "vendor" escolha o protocolo que pode ser H.264,Hikvision, Dahua,Huang He ou Onvif.

Verifique se as imagens aparecem

Depois de adicionar o DVR ou câmeras IPs ao CMS, verifique se as imagens estão aparecendo na tela, clique e arraste as câmeras que deseja para o mosaico do CMS ou clique com o botão direito do mouse e escolha "conectar todos os vídeos".

Caso ocorra algum erro

Se as imagens das câmeras não aparecem na tela pode ser que haja algum problema de incompatibilidade com o protocolo padrão do dispositivo, então remova o DVR ou câmera IP e tente novamente utilizando o protocolo ONVIF.

==> ONVIF é um protocolo universal para sistemas de segurança IPs, para aprender mais recomendo que leia o artigo: Câmeras IPs com ONVIF.

Para adicionar o dispositivo novamente, primeiro remova-o do software, as vezes é necessário reiniciar o software para que ele permita a remoção do DVR ou câmera.

Questionário sobre a aula

Responda ao questionário abaixo, espere pela geração do resultado e compartilhe com os amigos. Após concluir, veja a próxima aula...



Próximo passo

Após a configuração do CMS para trabalhar com o DVR localmente, agora você tem que aprender como a fazer a configuração para acesso remoto e isso é o que irá aprender na próxima aula. Clique no botão abaixo para prosseguir.

Próxima Aula

Para aprender mais sobre CFTV

Se você é um instalador profissional de CFTV ou quer se tornar um, eu recomendo que você dê uma olhada na coleção Guia Definitivo do CFTV, clique nos links abaixo para saber mais ...

Compartilhe esse artigo com os amigos...

Deixe um comentário 0 comentários

Deixe uma resposta