Como instalar câmeras de segurança sem Internet (passo a passo) - Aprenda CTFV.com

Como instalar câmeras de segurança sem Internet (passo a passo)

Nesse artigo você irá aprender como instalar câmeras de segurança sem Internet.

Isso é algo comum, mas há muitas pessoas que sempre perguntam se é possível fazer isso, então vamos aprender o passo a passo de uma instalação.

Mulher preocupada com os cabos para a câmera IP

Você pode encontrá-las em prédios, residências, estabelecimentos comerciais e até mesmo nas ruas, a maioria delas está gravando em um dispositivo local e não está usando Internet pois se trata de um sistema privado de uma empresa ou residência.

Então você já imagina qual é a resposta para a pergunta, "É possível instalar câmeras de segurança sem Internet?"

A resposta rápida para a pergunta é: SIM, as câmeras de segurança podem funcionar sem uma conexão com a Internet e cabe a você decidir se deseja continuar assim ou conectá-las a um roteador para visualizá-las remotamente pela Internet através de um laptop ou celular.

Como instalar câmeras de segurança sem Internet

Existem diferentes maneiras de instalar e usar uma câmera de segurança sem Internet e isso se aplica também a gravadores digitais como DVRs e NVRs.

Agora você tem a chance de entender como conectar as câmeras usando dispositivos que podem alimentá-las diretamente ou com uma fonte de alimentação.

Você também aprenderá a usar um dispositivo para gravar as imagens para poder assisti-las mais tarde.

Você pode usar um sistema analógico ou digital (IP), mas não se preocupe muito com esses termos agora. De qualquer maneira, você pode ter as câmeras de segurança trabalhando com ou sem Internet.

Vamos começar falando primeiro sobre as câmeras IP ...

Aqui está um exemplo de uma câmera IP conectada a um injetor PoE e a um laptop.

Câmera IP conectada ao Injetor PoE

A câmera IP é alimentada pelo injetor PoE, que é apenas uma fonte de alimentação que pode enviar energia através do cabo de rede.

O laptop pode mostrar o vídeo da câmera através de um software.

PoE significa Power Over Ethernet, uma tecnologia que permite que um dispositivo receba energia através do cabo de rede (envia energia e dados no mesmo cabo).

==> Para saber mais sobre o PoE, leia o artigo: Alimentação PoE em CFTV.

Você também pode fazer uma câmera de segurança funcionar sem Internet simplesmente conectando-a à sua fonte de alimentação e a um computador / laptop usando um cabo de rede (UTP).

Câmera IP conectada ao laptop e a fonte

De qualquer forma, você pode ter um software instalado em seu computador / laptop gravando tudo, e é por isso que você comprou uma câmera de segurança, certo?

Tudo bem, você pode ter sua câmera conectada diretamente ao seu computador ou laptop, mas posso remover meu laptop desse diagrama e ainda ter meu sistema de segurança gravando meu animal de estimação ou meu vizinho louco?

Sim, é possível, continue lendo ...

Gravando câmeras de segurança sem Internet

Digamos que você tenha sua câmera de segurança instalada e queira gravar tudo, mas não pode deixar seu laptop ligado o tempo todo. O que você pode fazer então?

Fácil, você só precisa usar um dispositivo entre a câmera e o computador / laptop.

É mais fácil do que você imagina e aposto que você já tem esse dispositivo.

Estou falando do seu roteador de Internet que tem portas extras para conectar os cabos que vêm do seu computador / laptop e da câmera de segurança...

Câmera IP conectada ao roteador e a Internet

E agora você tem sua câmera conectada ao seu roteador e pode trabalhar com ou sem Internet, cabe a você decidir, desde que o link da Internet esteja disponível.

Talvez você esteja olhando para o diagrama e perguntando "O que diabos é um NVR?" Calma... isso é fácil de entender, é somente o gravador para as câmeras.

NVR significa Network Video Recorder e é o dispositivo que pode gravar as imagens de suas câmeras de segurança IP. Fácil, não é?

Agora, você pode desligar seu laptop e sair de casa enquanto o NVR continua gravando tudo o que acontece na frente de sua câmera.

Usando câmeras analógicas tradicionais e DVRs

OK, talvez você não tenha câmeras IPs e NVRs modernos e apenas queira usar um sistema básico de segurança com câmeras analógicas sem Internet.

Isso também é fácil, você só precisa ligar as câmeras analógicas ao gravador, também conhecido como DVR (Digital Video Recorder) para começar a gravar.

Veja o diagrama a seguir que mostra as câmeras analógicas conectadas a um DVR que está conectado a um roteador e a um laptop, o uso da Internet é opcional.

Câmeras analógicas conectadas ao DVR roteador e à Internet

Este diagrama mostra os cabos azuis que são cabos de rede usados entre o laptop, roteador e DVR para transmitir o vídeo já em formato digital (IP).

Os cabos representados na cor laranja no diagrama são os cabos coaxiais que conectam as câmeras analógicas ao gravador de vídeo digital (DVR).

==> As câmeras analógicas tradicionais ainda são mais baratas que as câmeras IPs, mas não possuem recursos avançados. Se você ainda não decidiu qual sistema comprar, recomendo que leia o artigo: As vantagens das câmeras IPs.

Você também pode encontrar mais informações sobre os DVRs de diferentes fabricantes nos artigos: Como configurar DVR Hikvision e Análise do DVR Intelbras.

Câmeras de segurança com acesso via Internet

Devido ao avanço da tecnologia, as câmeras de segurança agora podem funcionar com ou sem uma conexão com a Internet e com baterias também.

Isso não é mágica, mas a maravilha da tecnologia!

Então, a pesar desse artigo se tratar de como instalar câmeras de segurança sem Internet, eu quero reforçar a importância de usar esse recurso quando possível.

Comparando as câmeras de segurança com e sem acesso à Internet

Embora existam câmeras de segurança que funcionam mesmo sem Internet, os tradicionais sistemas de câmeras de segurança “com Internet” são bastante populares e mais utilizados pela maioria das pessoas.

Assim, o público não pode deixar de compará-las. Vamos dar uma olhada nas diferenças e semelhanças entre as duas, para que você possa decidir melhor antes de gastar uma grana extra em seu sistema de câmeras de segurança.

Câmeras de segurança com Internet

Esses tipos podem oferecer acesso remoto e local ao mesmo tempo.

Em outras palavras, você pode obter streaming ao vivo local e remoto, independentemente da sua localização.

Além disso, pode ser acessada através do seu Android, iPhone e outros dispositivos móveis, mesmo quando você estiver ausente, no escritório ou viajando.

Elas enviam notificação por push nos casos em que há eventos de movimento.

Os alertas para notificá-lo sobre eventos de movimento são enviados para seus dispositivos móveis ou smartphones.

Por causa dos detectores de movimento, uma vez que o movimento é detectado, ela automaticamente avisa através de notificações push.

Câmeras de segurança podem fazer gravação de vídeos para a nuvem e para um servidor FTP ou até mesmo para serviços como Google Drive ou Dropbox.

Acesso à nuvem via celular

Esta é uma maneira econômica de armazenar vídeos de suas câmeras de segurança em mais de um local e ter um backup caso aconteça algo como gravador local.

Câmeras IPs podem obter a sincronização do relógio via NTP. Em outras palavras, a precisão do relógio é fornecida pela sincronização com um servidor na Internet.

==> Para saber mais sobre a gravação na nuvem da câmera, leia os artigos: Como gravar imagens do DVR na nuvem da Angelcam e também o artigo sobre Armazenamento em nuvem da Dahua e da Plataforma de gravação na nuvem da Tecvoz.

Câmeras de CFTV sem Internet

É possível ter visualização ao vivo 24/7 com um monitor conectado.

Os vídeos da câmera de segurança podem ser salvos em um cartão SD, DVR ou um NVR que está instalado localmente.

Podem ser acessadas de diferentes ambientes dentro de uma empresa ou residência através da instalação de cabos extras ou via rede local (Wi-Fi)

Conectando câmeras IP ao seu PC sem conexão com a Internet

Para conectar suas câmeras IP ao seu computador sem conexão com a Internet, siga os passos abaixo:

  1. Primeiro, você deve ligar seu PC e as câmeras de segurança;
  2. Use um cabo de rede para conectar sua câmera ao computador;
  3. Descubra o endereço da câmera de segurança e de seu computador;
  4. Altere o endereço IP do PC para o mesmo range de rede da câmera.
  5. Abra um navegador e digite o endereço IP da câmera para ver o vídeo.

A princípio essas 5 etapas são muito simples, mas geralmente, você precisará de mais detalhes, especialmente se você não tiver nenhuma habilidade técnica.

Recomendo que você leia os outros artigos disponíveis neste blog.

Veja os links abaixo.

==> Para saber mais sobre como conectar câmeras a um PC, leia os artigos:

PERGUNTAS FREQUENTES sobre câmeras de segurança que funcionam com ou sem Internet

Câmeras IP sem fio podem funcionar sem Internet?

Esta é uma pergunta comum quando se fala de câmeras de segurança. Na verdade, é uma das perguntas mais frequentes quando se trata deste tópico.

E a resposta para essa pergunta é “sim, funciona".

Geralmente as câmeras de vigilância sem fio funcionam conectando-as ao roteador doméstico da sua casa que tem acesso direto à Internet.

Portanto, é possível ter acesso ao vivo à câmera de segurança e ver alertas de movimento. E também outras funções inteligentes.

As câmeras de segurança podem funcionar sem eletricidade?

Normalmente, as câmeras de segurança sem fio param de funcionar quando a energia é desligada.

No entanto, câmeras de segurança alimentadas por bateria ou movidas a energia solar não precisam ser conectadas a tomadas de energia para funcionar.

Assim, fazê-los funcionar corretamente mesmo quando a fonte de alimentação não estiver disponível no local.

Portanto, se você deseja monitorar e ficar de olho em sua propriedade, por exemplo, celeiros, fazendas e outros locais remotos onde não há eletricidade, as câmeras solares e alimentadas por bateria são as melhores escolhas.

O gravador de vídeo em rede (NVR) interrompe a gravação se a conexão Wi-Fi ou Internet estiver desativada?

O NVR pode funcionar mesmo sem WiFi ou acesso à Internet. Apenas certifique-se de que esteja sempre conectado com as câmeras.

Se tiver dessa forma, você não terá nenhum problema com o NVR, mesmo sem conexão com a Internet ou Wi-Fi.

Como mencionado, o acesso à Internet não é necessário para que o NVR funcione com câmeras de segurança mas precisa deixar os IPs locais configurados.

O endereço IP será atribuído pelo NVR às câmeras no mesmo range.

Os dados transmitidos das câmeras serão armazenados no disco rígido do NVR, mesmo sem conexão com a Internet.

Conclusão

Câmeras de segurança são muito importantes para manter um local seguro.

Com um monte de crimes acontecendo, desde assaltos a roubos em grande escala é interessante que possa ter um sistema de segurança para te deixar tranquilo.

Esta é precisamente a razão pela qual a instalação de câmeras de segurança em sua casa e outras propriedades é necessária.

No entanto, vários problemas e questões sobre câmeras surgem, especialmente sobre a funcionalidade dos dispositivos mencionados.

A maioria das câmeras de segurança tradicionais que são vendidas no mercado hoje funcionam com a ajuda da Internet ou do acesso Wi-Fi.

No entanto, por causa dos gênios por trás da tecnologia, existem câmeras de segurança disponíveis no mercado que podem funcionar mesmo sem Internet.

Quer aprender mais sobre CFTV ?

Se você é um instalador profissional de CFTV ou quer se tornar um, eu recomendo fortemente que você dê uma olhada na coleção Guia Definitivo do CFTV, e aos cursos em vídeo clique nos links abaixo para saber mais ...

Compartilhe esse artigo com os amigos...

  • 20 de agosto de 2019
  • Redes
Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo, me profissionalizei em redes de computadores (CISCO) e CFTV. Trabalhei para grandes empresas (como a Samsung) como engenheiro e treinador profissional ministrando treinamento em diferentes países e idiomas. Atualmente moro com minha família nos Estados Unidos e tenho minha própria empresa na áera de tecnologia.

Deixe um comentário 0 comentários

Deixe uma resposta